Por Ana Luiza Carvalho | A fabricante de cosméticos Natura &Co já está integrando as marcas Avon e Natura no Brasil, com foco nas estruturas comercial e administrativa, incluindo logística e tecnologia da informação (TI). A integração na América Latina começou pelo Peru e pela Colômbia, no segundo trimestre deste ano, onde o ganho de rentabilidade ficou abaixo do esperado em razão, segundo a companhia, da alta inflação no período.
O diretor financeiro Guilherme Castellan disse ontem que o objetivo da integração é melhorar as margens da Avon, comprada pela Natura &Co no primeiro trimestre de 2020.
No Peru e na Colômbia, informou a empresa, houve ganhos em receita e margens. A melhoria de rentabilidade, porém, ficou abaixo do esperado, mesmo com o aumento de preços, em razão da elevada inflação no período. A Natura &Co informou que o tíquete médio dos pedidos continuou baixo.
No Peru, a produtividade saiu de 15% para 28%, e a estimativa é de que o percentual seja de 26% ao final do processo. Já na Colômbia, onde as marcas Natura e Avon são mais fortes, a produtividade passou de 21% para 55%.
A integração no México e na Argentina será iniciada no segundo semestre de 2024, enquanto.
A Avon possui atualmente “sistemas obsoletos” de TI e migrará para a plataforma da Natura, “mais enxuta e eficiente”, disse Castellan. O número de sistemas deve ser reduzido de cerca de 800 para menos de 200.
Fonte: Valor Econômico