Divisão será comandada por José Manuel Silva, que recentemente liderou a transformação digital do Grupo Sofisa
Por Raquel Brandão
A Natura &Co América Latina, unidade de negócios do grupo Natura &Co que reúne as operações de Avon, Natura, The Body Shop e Aesop na região, está criando uma nova área de serviços financeiros destinados às consultoras e revendedoras das marcas. A divisão será comandada por José Manuel Silva, que recentemente liderou a transformação digital do Grupo Sofisa.
A nova vice-presidência de serviços financeiros será responsável por desenvolver soluções como o &Co Pay, sistema lançado no fim de 2020 que permite que as consultoras tenham sua própria conta digital. Atualmente, mais de 150 mil consultoras da Natura no Brasil contam com esse recurso e têm acesso a serviços de saldo, extrato e transferência gratuitos, além de poder pagar contas, fazer recarga de celular e realizar compras usando cartão de débito em um conjunto de serviços antes só disponíveis de forma fragmentada, oferecidas por diferentes plataformas e empresas.
O novo executivo terá o desafio de expandir esse ecossistema de serviços financeiros de forma competitiva, tanto para consultoras Natura quanto para representantes Avon. Silva assume a posição em 7 de junho e se reportará diretamente a João Paulo Ferreira, presidente da Natura &Co para a América Latina.
“Estou muito entusiasmado em poder contribuir para a criação dessa nova área, focada em serviços financeiros, que será importante viabilizadora da inclusão digital e financeira de nossa rede de mais de 4,5 milhões de consultoras e representantes na América Latina”, afirma Silva em nota enviada pela companhia.
O executivo nasceu em Caracas, na Venezuela, mas foi criado no Porto, em Portugal — terra natal de seus pais. Ao longo de 22 anos de carreira, esteve na SAP, executando projetos na Itália, Alemanha, Espanha e Reino Unido. Na Inglaterra, ingressou no mercado bancário, trabalhando no HSBC, onde ocupou posições na Europa e no Brasil. Também foi responsável por operações, tecnologia e contas digitais no Banco Carrefour.
Fonte: Valor Econômico