Para oferecer soluções cada vez mais ágeis ao mercado, a Natura se uniu ao CESAR, centro privado de inovação que cria produtos, serviços e negócios com Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), para lançar um programa de aceleração de startups. A iniciativa faz parte do Programa Natura Startups, lançado em 2016, com o propósito de fomentar a cultura inovadora dentro da Natura e incentivar o empreendedorismo e o ecossistema de startups envolvidos com a empresa.
O objetivo do Programa de Aceleração é estimular o crescimento de startups em segmentos de mercado de interesse da Natura, contribuindo para acelerar a inovação e superação de desafios dentro da empresa, em uma relação de colaboração e incentivo mútuo. Na chamada pública para participação, as startups terão que propor soluções para desafios estratégicos da Natura, já mapeados para o programa e comunicados no portal.
“A Natura acredita que é fundamental se manter na vanguarda tecnológica, com inovação disruptiva que traga transformações para o negócio, como a possibilidade de fornecer instrumentos para que nossas Consultoras de Beleza Natura recomendem produtos de forma cada vez mais personalizada, pelo uso de dados, um dos desafios que estamos propondo para as empresas participantes do processo seletivo do Programa”, explica Erasmo Toledo, vice-presidente de venda direta da Natura.
As startups pré-selecionadas passarão por um Comitê de Investimentos, realizado em parceria com o CESAR.Labs – programa de aceleração de empresas do CESAR -, no qual serão avaliadas as necessidades das empresas selecionadas e o aporte de recursos financeiros, em parceria com investidores-anjo. A partir da assinatura do contrato, serão nove meses de aceleração, no qual a Natura irá contribuir para o desenvolvimento dessas empresas por meio da proposição de desafios, apoio e execução do programa e mentorias com executivos ao longo da duração do programa. Ao fim do ciclo, as startups poderão ser contratadas pela Natura como parceiras.
“O engajamento da Natura com o ecossistema de startups é cada vez mais importante para a empresa no fortalecimento de seu modelo de negócios, fomentando internamente uma cultura de inovação e capacidade de resolução de desafios de forma ágil e integrada, com soluções cada vez mais customizadas”, afirma Luciano Abrantes, diretor de Inovação Digital da Natura.
Fonte: Decision Report