Por Taís Faria | A Dengo Chocolates, marca brasileira de chocolates premium, apresentou seu catálogo de produtos para o Natal. Ao todo, são 23 opções que buscam atender diferentes faixas de preço e dão destaque aos produtos em formato presenteável. A projeção da companhia é registrar um crescimento de 73% em faturamento na data, na comparação com 2024.
A linha conta com panetones recheados de frutas vermelhas, goiabada, chocolate cremoso, doce de leite com canela, assim como cubos de panetone e a sobremesa Tronco de Natal, nos sabores cocada cremosa e frutas amarelas. Latas, caixas e enfeites de Natal com trufas, bombons e drágeas também compõe o sortimento comemorativo da Dengo.
Os preços vão de R$ 29,90 (Enfeite árvore e estrela com drágeas crocantes) a R$ 229,90 (Panetone especial de doce de leite com canela). O último trimestre do ano, somando Black Friday e Natal, representa cerca de 40% do faturamento total da marca de chocolates. O período também seria chave para acessar novos públicos através dos presentes.
“Muita gente que presenteia apresenta Dengo para alguém”, conta Renata Lamarco, diretora de marketing da Dengo Chocolates, desde julho, após uma passagem de dez anos pela Bloomin’Brands, empresa proprietária do Outback.
Estratégia de expansão e franquias
Em maio, a Dengo anunciou um investimento de R$ 100 milhões em uma nova fábrica em Itapecerica da Serra, em São Paulo. A instalação seria responsável por ampliar a capacidade de produção da empresa em cinco vezes e crescer a cadeia de produtores de cacau da marca de 300 para cerca de três mil.
A fábrica – que, segundo o CEO Tulio Landin, deve ficar pronta até junho do próximo ano – atende a um dos principais gargalos atuais de crescimento em unidades e de inovação e desenvolvimento de produto: a capacidade produtiva de Dengo.
Nesse sentido, a companhia planeja iniciar uma escalada em 2025 e alcançar um crescimento de 50% em receita. Dengo deve fechar este ano com 52 unidades no Brasil e duas em Paris, na França. Já no ano que vem serão inauguradas, pelo menos, 25 lojas. Uma das bases dessa expansão é o programa de franquias, que passou por um piloto.
Para manter a experiência dentro das unidades, a companhia afirma estar desempenhando um processo criterioso de escolha dos franqueados e de treinamento. Além de crescer em número, a marca pretende aumentar sua presença para além de São Paulo com lojas em outras cidades da região Sudeste, no Centro-Oeste e mais unidades no Nordeste.
Acompanhando a expansão, Dengo planeja ampliar sua rede de pequenos e médios produtores de cacau para além do Sul da Bahia, com foco na região Amazônica. Enquanto isso, a empresa segue acompanhando o desempenho das unidades em Paris para definir o modelo de internacionalização da marca.
Comunicação e avanço das cafeterias
A chegada de Renata Lamarco na cadeira de marketing acompanha o movimento de expansão. Em 2025, Dengo deve investir em um reforço de sua marca e na comunicação do propósito socioambiental. “Primeiro, temos esse trabalho grande de levar essa narrativa que as pessoas querem, cada vez mais, saber da verdade por trás das marcas. Nós temos muita coisa para falar. Ainda éramos um pouco mais tímidos nessa história. Então, a gente fez, fez, fez e, agora, chegou a hora de contar”, aponta Lamarco.
Além dos atributos de marca, a companhia quer criar novas ocasiões de consumo. As cafeterias dentro das lojas, por exemplo, devem ganhar produtos como sobremesas, bebidas para além do café e salgados, aumentando o tempo de permanência nas unidades.
A adequação para esse consumo nas cafeterias deve se estender até o primeiro trimestre do próximo ano. Os planos de Dengo na comunicação também passam pelo desenvolvimento de collabs e a aposta em universos, como o dos esportes.
Fonte: Meio e Mensagem