Por Josette Goulart | Seis meses depois de assumir o comando da Pernambucanas, o CEO Marcelo Labuto acaba de nomear Flávia Molina como a nova CMO da varejista, recrutando uma profissional com bagagem em diversos setores para uma agenda de reposicionamento de marca e uso intensivo de dados.
Nos últimos dois anos, Flávia foi CMO da Pier Seguradora, uma das primeiras startups do ramo e voltada ao seguro de celulares e automóveis para clientes que nunca haviam feito um seguro.
Flávia começou a carreira na Nestlé no início da década de 90, e em meados dos anos 2000 foi diretora de marketing na Sony, onde viveu a experiência de vender os primeiros celulares com música e câmeras shots.
Na sequência, trabalhou na Microsoft quando a Big Tech comprou a Nokia e mudou o sistema operacional dos telefones para o Windows, entrando na competição com Android e iOS. Passou ainda pela Pernod Ricard e foi uma das responsáveis por abrir o mercado de gin no País.
Flávia também foi CMO da Rede Globo no momento em que a empresa trocou o analógico pela medição digital do impacto das propagandas. Mais recentemente, comandou o marketing da Domino’s, a master franquia de pizza que pertence à Vinci Partners.
“Curiosamente eu sempre chego nas empresas em momentos de transformação”, Flávia disse ao Brazil Journal.
Agora na Pernambucanas, Flávia terá a missão de reinventar a marca de 115 anos diante das mudanças pelas quais o varejo está passando e da dura concorrência dos asiáticos.
“Teremos que fazer o uso de dados de uma maneira muito mais profunda do que aconteceu até agora,” disse a nova CMO.
A varejista está presente em 340 cidades brasileiras e hoje vende produtos de vestuário, beleza, lar, eletroportáteis, telefonia e informática. Muitos destes segmentos já são familiares para Flávia.
“O cliente Pernambucanas é extremamente conectado. Ele é multitela e está em diferentes etapas da jornada, e teremos que ser hiperconectados como ele.”
Isto torna o desafio muito maior, já que as gigantes asiáticas são especialistas em ‘clientes conectados’. “A gente vai ter que desenvolver e inovar, seja através da tecnologia, seja através da inteligência artificial, seja através de lives.”
Labuto, o CEO da varejista, fez sua carreira no setor bancário. Chegou a ser presidente do Banco do Brasil e da BB Seguridade na época do IPO. Depois foi para o varejo do Santander. Os acionistas da Pernambucanas viram sua experiência no setor como um ativo importante, já que a empresa pretende crescer sua financeira, a Pefisa.
Fonte: Brazil Journal