A gigante de tecnologia Apple anunciou em relatório que seus funcionários homens e mulheres nos Estados Unidos já recebem os mesmos salários quando desempenham funções iguais e têm o mesmo desempenho. A mesma igualdade se reflete entre os trabalhadores brancos e aqueles que pertencem a grupos de minorias.
Reportagem do site “The Verge” destacou alguns dados do documento que detalha as informações sobre diversidade no ambiente de trabalho. A companhia revelou que, após análise feita no ano passado, acabou com diferenças de remuneração entre homens e mulheres nas suas atividades nos EUA.
“Mulheres ganham um dólar para cada dólar que os funcionários homens recebem. E trabalhadores que pertencem a grupos de minorias também ganham um dólar para cada dólar recebido dos funcionários brancos”, diz o documento.
Agora, este trabalho de avaliação será feito em todo o mundo, com o objetivo de acabar com quaisquer diferenças de remuneração por causa de gênero. A análise inclui salários, bônus e prêmios com ações da companhia. “Se uma diferença existe, vamos lidar com isso. E continuaremos nosso trabalho para garantir a manutenção da igualdade de remuneração”, aponta o texto.
Os dados também apontam aumento da participação das mulheres entre os novos funcionários — de 31% em 2014 (doze meses encerrados em junho) para 37% em 2016 — e daqueles de grupos de minorias com baixa representação — de 21% em 2014 para 27% em 2016. Pela classificação da Apple, o grupo de minorias inclui negros, hispânicos, nativos dos Estados Unidos e do Havaí e de outras ilhas do Pacífico.
Mesmo com os avanços, a maioria dos trabalhadores da Apple ainda é de homens e brancos. A parcela de mulheres no total de funcionários da Apple avançou de 30% em 2014 para 32% em 2016, enquanto a dos homens recuou de 70% para 68%, respectivamente. Já a parcela de brancos passou de 55% em 2014 para 56% em 2016.
No fim do documento, a empresa destaca que vê “diversidade como tudo o que o torna o funcionário quem ele é”: “Queremos que todos os nossos trabalhadores se sintam confortáveis em estar plenamente no trabalho todo dia. Porque acreditamos que as experiências individuais, as perspectivas e paixões dos funcionários nos ajudam a criar ideias que nos movem à frente”.