A Multiplus, líder no segmento de fidelização, no segundo trimestre de 2016, apresenta o maior lucro líquido da história da companhia, no valor de R$ 136,5 milhões, com aumento de 24,9% em relação ao mesmo período de 2015. A margem líquida atingiu 25,1%, crescimento de 5,6 pontos percentuais vs 2T15 e a margem bruta chegou a 35,4%, um aumento de 4,9 pontos percentuais se comparado ao mesmo trimestre do ano anterior. A expansão significativa das margens vem da eficiente utilização de Customer Relationship Management (CRM) e da boa gestão de despesas operacionais.
O número de participantes chegou a 15,1 milhões, comprovando o interesse da população pelos benefícios oferecidos pela Multiplus e pelo segmento de fidelização. O percentual de crescimento foi de 14% em relação ao segundo trimestre do ano passado. O engajamento dos participantes Multiplus no aplicativo mobile foi um importante destaque. O número de downloads no aplicativo chegou a 1,8 milhão neste trimestre, representando crescimento de 70% vs 2T15. Foram 171 milhões de pontos resgatados por meio do aplicativo no varejo, crescimento de 215% vs 2T16. Isso mostra como a transação realizada por apenas dois cliques facilita o dia a dia dos participantes, além de reforçar que o interesse por parte das pessoas vem crescendo na aquisição de produtos e serviços com pontos Multiplus. O primeiro aplicativo no segmento de fidelização, desde o seu lançamento, em 2013, apresenta números recordes a cada trimestre. Apenas nos primeiros seis meses de 2016 mais de 368 milhões de pontos foram resgatados.
O Game Multiplus, importante iniciativa dedicada aos participantes, aumentou a interação dentro da rede de fidelidade, representando 10% dos novos cadastros originados do site e aplicativo da Multiplus no segundo trimestre deste ano. Isso representa um crescimento de 54% em relação ao mesmo período de 2015. O principal motivo desse significativo aumento foi a realização de ações de engajamento para indicação de novos amigos com bonificações atrativas por parte dos participantes Multiplus. Esses números comprovam a escolha pela Multiplus e maturação do programa, que é o maior do País.
Durante o último trimestre, foram realizadas campanhas para promover maior proximidade da empresa com os participantes e atração de novos e para reforçar o posicionamento da Multiplus de que “Aqui, os pontos valem mais”, como dia Dia das Mães e Dia dos Namorados, com uma sequência de ofertas diferenciadas para acúmulo e resgate de pontos Multiplus. Em homenagem ao Dia das Mães, por exemplo, os participantes cadastrados nesta campanha tiveram a oportunidade de ganhar 30% de bônus nas transferências de pontos de cartões de crédito dos bancos parceiros Multiplus. Durante o 2T16 também foi realizada a Black Week Antecipada, uma ação única da Multiplus, com condições exclusivas semelhantes à famosa Black Friday mundial. A Black Week Antecipada proporcionou ofertas de troca de pontos com até 60% de desconto. Durante a semana dessa campanha foi registrado aumento de 46% no número de participantes que resgataram no varejo, se comparado com um período habitual de resgate neste segmento. Essa ação imperdível trouxe ainda um incremento de 53% de novos participantes que realizaram seu primeiro resgate fora do segmento aéreo, e um número de 65% dos participantes fazendo o primeiro resgate na Multiplus. O crescimento do resgate no varejo por meio dessas campanhas salienta a assertividade da Multiplus nas condições diferenciadas para o varejo e no interesse do consumidor, principalmente considerando o cenário econômico desafiador.
A empresa vem se dedicando cada vez mais ao aumento da diversificação e possibilidades de troca de pontos em atividades do dia a dia de seus mais de 15 milhões de participantes. Essa dedicação é refletida nas novas parcerias estratégicas anunciadas durante o segundo trimestre de 2016. Se uniram à rede Multiplus parceiros como GrandVision by Fototica para o acúmulo e resgate de pontos na compra de óculos, o site OQVESTIR, e-commerce de moda que oferece mais de 200 marcas de roupas e acessórios, além da Electrolux, uma das mais respeitadas marcas de eletrodomésticos no mundo, que, a partir de agora, oferece oportunidades de juntar mais pontos Multiplus durante a aquisição de produtos. Adicionalmente, no final de julho, um novo parceiro se torna essencial para uma melhor experiência de viagem com pontos Multiplus, o Expedia Affiliate Network. O Expedia, por meio de uma plataforma exclusiva, disponibiliza mais de 270 mil opções de hotéis, permitindo aos participantes Multiplus acumular ainda mais em reservas. Por meio de parcerias como essas é que a Multiplus se mantém no patamar de liderança e como referência na utilização de pontos no segmento de turismo.
Ainda, como destaque especial, no começo do terceiro trimestre de 2016, a companhia anunciou um Contrato de Parceria Comercial com o Banco Itaucard para a oferta, promoção, distribuição e comercialização de um cartão de crédito, co-branded, que oferecerá condições exclusivas aos participantes da rede Multiplus. O produto será implementado após a obtenção da aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e, quando implementado, mostrará mais vantagens competitivas oferecidas pela Multilpus.
“A cada trimestre trazemos mais novidades aos nossos participantes e reforçamos a nossa posição de liderança no setor com números crescentes, mesmo diante a um cenário econômico desafiador. O lucro líquido recorde reflete a maturação da Multiplus e seu crescimento contínuo. Os resultados das campanhas de Marketing estão acompanhados da confiança dos nossos participantes. Além disso, a chegada de parceiros estratégicos no encerramento do segundo trimestre e início do terceiro tri, mostram o quanto olhamos adiante e oferecemos o melhor do segmento de fidelização. O novo cartão de crédito co-branded comprova o caminho de inovação e a segurança que sentimos no setor em que atuamos”, afirma Roberto Medeiros, Presidente da Multiplus.