A administradora de shopping centers Multiplan teve lucro líquido de 137,7 milhões de reais no quarto trimestre, alta de 10,9 por cento na comparação anual, informou a empresa nesta quarta-feira.
O resultado foi beneficiado pelos juros sobre capital próprio de 135 milhões anunciados de reais no período, disse a Multiplan.
No ano, o lucro caiu 1,6 por cento sobre 2014, a 362,2 milhões de reais, pressionado pela diminuição de receita de venda de imóveis (-89,3 por cento) e o crescimento de 18,4 por cento das despesas financeiras.
Entre outubro e dezembro, a receita líquida caiu 7,1 por cento, para 299,6 milhões de reais.
As vendas mesmas lojas (abertas há mais de 12 meses) cresceram 2,1 por cento na comparação anual, ante ritmo de 7,9 por cento um ano antes. As vendas totais nos shoppings da companhia subiram 4,1 por cento sobre o quarto período de 2014, a 4,2 bilhões de reais, “apesar do cenário desafiador”, disse a Multiplan.
“A melhoria contínua no mix de lojas … assim como a bem-sucedida campanha de marketing de fim de ano nos shopping centers da Multiplancontribuíram para os resultados”, disse a companhia em seu relatório de resultados.
Entre as unidades da companhia, as vendas no Parque Shopping Maceió, inaugurado em 2013, tiveram o maior avanço, de 16,3 por cento. No Rio de Janeiro, as vendas do VillageMall aumentaram 13,5 por cento. No sentido oposto, no Shopping Santa Úrsula, em Ribeirão Preto (SP), as vendas caíram 7,9 por cento.
O Ebitda (sigla em inglês para lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) foi de 227,2 milhões de reais nos últimos três meses do ano, 1,5 por cento maior na comparação anual.
A Multiplan disse que tem projetos em dez shopping que somam 161.750 metros quadrados de área bruta locável. “Além destes projetos, a Multiplan continuará buscando expansões e oportunidades rentáveis para atender à demanda”, adicionou.