José Isaac Peres diz que o segundo semestre geralmente é melhor para a empresa, em relação ao primeiro, e “certamente os meses à frente serão maiores que os R$ 5 bilhões” em vendas do segundo trimestre
Por Juliana Schincariol
A Multiplan pode ter vendas totais de R$ 20 bilhões em 2022 se repetir as vendas totais ao longo dos quatro trimestres do ano, avalia o presidente da administradora de shopping centers, José Isaac Peres.
“Tradicionalmente, o segundo semestre é sempre melhor que o primeiro. Então, fazer uma projeção quase aritmética, não precisa ser sofisticada…. Se chegamos a quase R$ 5 bilhões neste trimestre, certamente os meses à frente serão maiores que os R$ 5 bilhões. Se acontecer algo contrário é porque houve uma catástrofe, não está nas nossas previsões”, afirmou o executivo. O Natal, por exemplo, costuma representar três meses de vendas, acrescentou.
O diretor vice-presidente financeiro e de relações com investidores da companhia, Armando d’Almeida Neto, acrescentou que as vendas dos últimos 12 meses somaram R$ 18,2 bilhões — R$ 9,3 bilhões referentes à segunda metade de 2021 e R$ 8,9 bilhões do primeiro semestre de 2022. “Para chegar a R$ 20 bilhões, estamos falando de um crescimento da casa de 19%”, afirmou.
Segundo Neto, a retomada dos escritórios ajudou a impulsionar as vendas do segundo trimestre. Peres acrescentou que edifícios corporativos da Multiplan estão reduzindo a taxa de vacância. Se no auge da pandemia alguns deles chegaram a ter 10% de ocupação, alguns já estão com 70% ou 80%. “O pessoal está voltando, não se resolve tudo por videoconferência. São os mesmos inquilinos que estão voltando”, afirmou o executivo.
A Multiplan informou na noite de desta quinta-feira (28) que teve lucro líquido de R$ 172,6 milhões no segundo trimestre, alta de 84% em relação ao mesmo período de 2021 e de 49,7% ante o segundo trimestre de 2019, no período pré-pandemia.
Peres também afirmou que a companhia vai atingir receita bruta anual de R$ 2 bilhões, ou passar um pouco. Nos últimos 12 meses, esse indicador atingiu R$ 1,7 bilhão.
Se de um lado os shoppings da Multiplan estão demandando expansões, o que está se tornando uma oportunidade para a companhia, segundo o diretor de RI, de outro, novos centros comerciais demoram mais para deslanchar do que acontecia no passado. Agora, segundo Peres, são necessários “cinco ou seis Natais”. “Antes, os shoppings que existiam eram muito demandados e eram muito exclusivos. Agora não tem mais o que era há 40 ou 50 anos”, disse o presidente da empresa.
Fonte: Valor Econômico