Estudo da Nielsen define os principais perfis de consumidoras do País
Em um estudo sobre as tendências de consumo das mulheres brasileiras, a Nielsen constatou, entre outras coisas, que elas são mais fiéis às marcas líderes do que os homens. Quando saem às compras de produtos como cremes para a pele, maquiagem, perfumes, uísque, vodka, vinho, tequila, rum, refrigerante alcoólico, cervejas, salgadinho e refrigerante em lata, elas têm 19,3% de preferência pelas marcas que são referência, contra 16,3% dos homens.
Esse é um comportamento que muda com o passar da idade das mulheres, entretanto. “Conforme maior a maturidade, mais propensas elas ficam a abandonar as principais marcas e preferirem experimentar outras opções”, diz João Otávio Silva, executivo de atendimento da Nielsen.
A pesquisa da Nielsen se baseou em três segmentos de produtos: bebidas alcoólicas, mercearia de consumo imediato (snacks e refrigerantes em lata) e beleza. No primeiro, a penetração no mercado entre mulheres e homens é quase a mesma, diferindo apenas o gasto e a frequência de compra, que são mais baixos entre elas. Já em mercearia e beleza, a mulher tem maior gasto e frequência de compra do que o sexo oposto.
Perfis
Com os comportamentos, a Nielsen definiu três perfis básicos de mulheres consumidoras. Um deles é a “despojada”, que representa 16,7% da população feminina e gasta 82% acima da média com bebidas alcoólicas, em frequência 50% maior. Ela tem de 36 a 55 anos e está, principalmente, no Rio de Janeiro e na região Centro-Oeste. Prefere ir às compras no final de semana e usa supermercados e atacadistas.
Já a “prática” representa 56,4% do universo feminino, gasta 23% acima da média em itens de mercearia de consumo rápido, como salgadinhos e refrigerantes. Incluindo muitas adolescentes. Esse grupo compra no meio de semana e,0 de preferência, em supermercados. Já a “vaidosa” representa 36,4% e representa maiores gastos com cosméticos, comprando mais no meio da semana e em canais como porta a porta, perfumaria e farmácia