A procura por hábitos mais saudáveis e melhor qualidade de vida estão repercutindo diretamente na alimentação de muitos consumidores. E como não poderia deixar de ser, tais mudanças estão obrigando o varejo a diversificar seu mix, bem como, fazendo a indústria a desenvolver novos produtos para satisfazer essa nova demanda.
Nos últimos dois anos, por exemplo, a Coop – Cooperativa de Consumo dobrou o número de itens considerados saudáveis, os quais envolvem os alimentos sem lactose, sem glúten, orgânicos, light e diet.
De acordo com Adriana Cabral, gerenciadora de produtos, a categoria que apresentou maior acréscimo neste mix foi a de iogurtes / bebidas lácteas. “No último ano foram acrescentados 34 itens, o que representa cerca de 30% de todos os itens incorporados no período”.
A principal proposta de itens saudáveis para a categoria de iogurtes/bebidas lácteas são os de característica Zero e Sem Lactose e “a vedete do momento, em termos de demanda, tem sido o leite sem lactose”, explica Adriana.
Para reforçar o fornecimento desses produtos, a área comercial utiliza como estratégia o seu agrupamento nas gôndolas para demonstrar o alinhamento da Coop com a nova tendência de mercado e, consequentemente, procura ampliar o espaço conforme a necessidade. “Estamos sempre antenados às novidades para que possamos, com a maior agilidade possível, apresentar esses produtos aos cooperados. E não importa a linha: salgados, doces ou perecíveis”, ressalta Adriana.
Sobre a Coop: Atualmente, a Coop é considerada a maior cooperativa de consumo da América Latina e ocupa a 13ª posição do ranking da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). São cerca de 5,4 mil colaboradores diretos, 29 unidades de distribuição – 21 no Grande ABC, uma em Piracicaba, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba e duas em Tatuí –, além de três postos de combustíveis e 10 drogarias de rua.