O novo estudo da CVA Solutions sobre Varejo Alimentar revela uma mudança de comportamento do consumidor brasileiro, que passou a utilizar os minimercados, as lojas de conveniência e até mesmo os supermercados para complementar suas grandes compras mensais. A nova tendência é resultado do contínuo crescimento dos atacarejos, onde o consumidor vem concentrando as aquisições da cesta básica e dos produtos de limpeza, atraído por melhores preços.
Atacadão e Assaí protagonizam outra novidade: pela primeira vez eles vêm crescendo em Força da Marca e também em Valor Percebido. Com a melhora no atendimento dos atacarejos, outra tendência pode ser observada no estudo da CVA Solutions: o consumidor passou a ter uma melhor experiência de compra ao se deparar com lojas mais bem cuidadas, melhor estruturadas e com um maior mix de produtos.
“Ao oferecer mais benefícios, os atacarejos estão conquistando novos espaços e desempenhando um papel antes realizado pelos supermercados e hipermercados, que é proporcionar economia com uma boa experiência de compra”, destaca Sandro Cimatti, sócio diretor da CVA Solutions.
A mudança de hábito do consumidor detectada pela pesquisa revela o impacto da recessão econômica nos lares brasileiros. “Os consumidores estão mudando seus hábitos de compra porque precisam economizar. Por isso, para não se tornarem meros suplementadores de perecíveis, os supermercados e hipermercados precisam reavaliar suas estratégias e abaixar os preços de seus produtos de limpeza e da cesta básica”, recomenda Sandro Cimatti.
Varejos citados
Foram citados na pesquisa mais de 70 nomes de hipermercados, supermercados e atacadistas, entre eles: Angeloni, Assaí, Atacadão, Atakarejo, Bahamas, Bergamini, Big, Bompreço, Bourbon, Bretas, Carrefour, Comper, Condor, Coop, DB, Dia%, Epa, Extra, G. Barbosa, Giassi e Cia, Guanabara, Líder, Makro, Maxxi, Nacional, Nordestão, Pão de Açúcar, Prezunic, Sam’s, Savegnago, Sonda, St. Marche, Supermercados BH, Super Muffato, Tático, Todo Dia, Walmart e Zaffari.
Nota boa entre 46 setores da economia
Em 2017, o segmento de Varejo Alimentar aparece na 11ª posição entre os 46 setores do mercado pesquisados pela CVA Solutions. Sua nota é boa, 8,34, em uma escala de 1 a 10. O Valor Percebido para os setores pesquisados se baseia na nota de custo-benefício percebido e tem como melhor segmento o de Microondas (nota 8,87) e como pior PVA (satisfação de funcionários de empresas (nota 6,28).
Valor Percebido
O melhor Valor Percebido (custo-benefício percebido pelos clientes) foi atribuído à marca regional Giassi (Sul), com índice de 1,08, seguido de Bourbon (Sul), Guanabara (Rio de Janeiro) e Zaffari (Sul). Destaque para o crescimento do Atacadão e Assaí, que pularam da 10ª e 7ª posições em 2016 para 5º e 6º lugares, respectivamente.
Força da Marca
A maior Força da Marca (a atração menos rejeição perante clientes e não clientes) é pela quarta vez do Atacadão, com 13,0%. Assaí subiu da quarta para a segunda posição e o Extra se mantém em terceiro lugar. O Carrefour caiu da segunda para a quarta posição. “O desempenho do Atacadão e do Assaí, tanto em Valor Percebido quanto em Força da Marca, é um fenômeno. Pela primeira vez isso ocorre no setor de varejo alimentar, o que demonstra uma importante adequação dessas marcas à situação econômica enfrentada pelo país”, afirma o sócio diretor da CVA Solutions.
Frequência de compras
Quando indagado com que frequência faz suas compras em determinado supermercado, o consumidor indica uma média semanal maior de idas ao Minuto Pão de Açúcar, seguido do Carrefour Express, do Extra Minimercado e do Pão de Açúcar (supermercado). “Isso confirma o novo hábito do consumidor de complementar as compras em estabelecimentos menores e melhor localizados depois de realizar as principais compras nos atacarejos, que ficam em geral mais distantes”, informa Sandro Cimatti.
Aplicativos de compras
Receber as compras em casa fazendo pedidos de produtos por meio de aplicativos já é realidade para 9,9% dos entrevistados. O mais utilizado é o Superlist (26,4%), seguido do Supermercado Now, Meu Mordomo On Line e Home Refill. Para Sandro Cimatti, essa é uma opção para aqueles consumidores que não abrem mão do conforto e da praticidade, mesmo que para isso precisem pagar um pouco mais. “Esse tipo de serviço funciona bem para itens em que não é preciso escolher e em situações em que o consumidor não sente necessidade de ter uma experiência de compra prazerosa, como acontece com produtos perecíveis tipo frutas, legumes, carnes e laticínios”, acrescenta.
Index de Preços
Com nota 8,67, o Atacadão este ano alcançou boa posição no Index de Preços, feito a partir da constatação do consumidor de que é a loja mais barata da sua região. O Assaí vem em seguida com nota (8,60), à frente do Dia% (8,54) e do Extra (7,63).
Recomendação
Em recomendação, que revela a probabilidade do cliente recomendar o supermercado para um parente ou amigo, o Assaí tem boa recomendação com 69,5%. O Atacadão aparece em seguida com 68,8% das recomendações, o Carrefour Express tem 57,9%, seguido do Carrefour Hipermercado com 55,7% e do Wallmart com 54,6%.
Programas de Fidelidade
Apenas 19% dos entrevistados estão vinculados a um algum tipo de Programa de Fidelidade. Desses, 76% participam principalmente para obter descontos nos preços dos produtos. O estudo da CVA Solutions mostra que poucos supermercados trabalham com esse tipo de incentivo e fidelização de seus clientes. O Pão de Açúcar tem um dos principais programas dessa área. “É uma grande oportunidade perdida. Os supermercados precisam conquistar esse consumidor que está indo pelo menos uma vez por semana fazer suas compras no mesmo estabelecimento”, alerta Sandro Cimatti.
Fonte: Supermercado Moderno