A prioridade do viajante brasileiro no exterior mudou. Mesmo com a crise econômica, muitas pessoas continuaram saindo do país, mas o comportamento de consumo sofreu alterações. Isso é o que mostra um estudo da Visa Perfomance Solutions, consultoria da Visa, que analisou os dados transacionais da rede de pagamentos da empresa, a VisaNet, entre os anos de 2013 e 2015.
O levantamento percebeu uma alteração nos interesses dos viajantes quando visitaram outros países. Vestuário, por exemplo, deixou de ser o item que o brasileiro mais consumia em viagem e caiu para a terceira posição, sendo ultrapassado, em 2015, por investimento em acomodações/hospedagem (14%) e por dinheiro em espécie/conversão (9%). Outros ramos tidos como essenciais, tais como aluguel de carros e de entretenimento, continuam na lista e não sofreram muitas mudanças nesses últimos três anos.
A pesquisa também constatou que o fluxo de turistas brasileiros cresceu para regiões como Europa e América Latina. Estados Unidos e Canadá tiveram a maior queda de volume de transações internacionais, mas continuam como os mais relevantes para o turista nacional, representando 46% das compras com Visa. Desse total, 20% das operações foram concentradas em 4 cidades americanas: Orlando, Miami, Nova Iorque e Las Vegas.
Outra percepção está relacionada aos pagamentos com cartão não presente, que são as transações realizadas quando o consumidor não está na loja ou no local físico da compra, como no e-commerce, por exemplo. Segundo dados da Visa Perfomance Solutions esse tipo de operação em estabelecimentos comerciais estrangeiros aumentou nos últimos 3 anos. No quarto trimestre de 2015, mais de 40% do volume de gastos internacionais foram realizados em sites ou aplicativos estrangeiros. Em 2013, essa categoria de compra não passava de 30%.