Por Maria Luiza Filgueiras | A proposta do fundo Mubadala para tirar a Zamp, controladora do Burger King e Popeye’s no Brasil, do Novo Mercado da B3 acaba de ser aprovada por maioria dos acionistas. A ação da Zamp cai 1,07%.
Em assembleia que durou mais de duas horas, a mudança no nível de governança saiu vencedora com derrota de um grupo de investidores, liderados pela Mar Asset, que queria impor novas regras para segurar o avanço do fundo. Além de poison pill, a Mar queria a inclusão de uma limitação de voto, dada a posição que o Mubadala já tem – de pouco mais de 30%.
A Mar era apoiada pela FitPart, mas as sugestões foram rejeitadas. As acionistas criticaram duramente a proposição do Mubadala, apontando não só a perda de governança como margem para que o fundo tenha controle sem fazer nova oferta aos demais ou sem diluição relevante em caso de uma fusão ou aquisição.
O Mubadala quer justamente um M&A para a Zamp. Companhias como Subway e Starbucks, arrastadas pela crise da SouthRock, assim como outros grupos de alimentação, inclusive listados em bolsa local e americana, estão no radar.
Fonte: Pipeline Valor