As vendas do comércio varejista começaram o ano em alta. No acumulado dos últimos 12 meses encerrados em janeiro, os setores de eletrodomésticos e móveis estavam entre os que mais se destacaram. Esse desempenho, na avaliação de Fátima Merlin, CEO da Connect Shopper, pode ser explicada pela queda que essas categorias tiveram em anos anteriores. “Os bens duráveis foram os que mais sofreram com a crise. A retomada agora não repõe as perdas do passado”, afirma a especialista em comportamento do consumidor. “A recuperação de tudo que foi perdido deve começar mesmo em 2019.”
Silvio Laban, coordenador de marketing do Insper, diz que o nível de consumo ainda está bem inferior ao período pré-crise. “Tivemos bons resultados neste começo de ano, mas ainda vai demorar para voltar ao desempenho de 2014. O que foi perdido leva-se tempo para recuperar. O consumidor adquiriu novos hábitos na crise e não vai se desapegar deles tão rapidamente. Alguns trocaram de marca, outros passaram a fazer compras com frequência menor.”
Fonte: Veja