Por Valor | Morreu, na tarde de sexta-feira (18), em São Paulo, o empresário Peter Rodenbeck, responsável por trazer para o Brasil marcas como McDonald’s, Outback e Starbucks. Rodenbeck tinha 85 anos e lutava contra um câncer.
Nascido na cidade de Mount Pleasant, no Estado de Michigan, nos Estados Unidos, e naturalizado brasileiro, o empresário formou-se pela Stern School, da Universidade de Nova York (NYU), em administração bancária, finanças e contabilidade, e pela Harvard Extension School, em administração de saúde e tecnologia de informações.
Rodenbeck iniciou sua trajetória no Brasil em 1979, quando trouxe o McDonald’s para o país e onde atuou por quase 20 anos. Em 1996, se uniu a Salim Maroun e Giancarlo Zanolini para trazer o Outback Steakhouse para o Brasil.
Nos últimos 27 anos, a rede de restaurantes de temática australiana se expandiu pelo país e hoje conta com 173 unidades e 12 mil colaboradores. Ele também atuava como conselheiro no Brasil da Bloomin’ Brands, grupo detentor das marcas Outback Steakhouse, Abbraccio e Aussie no país.
“Peter liderou e inspirou uma legião de empreendedores em todo o Brasil, além dos sócios e colaboradores de todos os restaurantes das marcas por onde passou, como exemplo de determinação, honestidade e generosidade. Foi responsável por disseminar os Princípios & Crenças do Outback Steakhouse durante anos e acompanhou as operações bem de perto”, diz a nota divulgada pela Bloomin’ Brands.
Em outubro de 2007, o empresário perdeu a mulher, Maria Luísa Rodenbeck, em acidente automobilístico, quando o táxi em que estava a caminho do aeroporto Santos Dumont bateu em um ônibus. Ela tinha 49 anos e comandava, à época, a rede Starbucks no Brasil.
Fonte: Valor Econômico