O Grupo Morena Rosa, de Cianorte (PR), fechou acordo para adquirir a marca de moda feminina Iódice, do estilista Valdemar Iódice. O valor da operação é mantido em sigilo pelas companhias. Lucas Franzato, presidente do Grupo Morena Rosa, disse que o acordo incluiu apenas a aquisição da marca. A empresa Iódice continua nas mãos do seu fundador.
O Grupo Morena Rosa registrou em 2018 uma receita de aproximadamente R$ 420 milhões, segundo uma fonte do setor. Franzato disse que as vendas do grupo cresceram em torno de 5% em 2018. Para este ano, ele prevê um aumento de 15%, sem incluir a aquisição. “A entrada da Iódice no nosso portfólio já equivale a 10% da nossa receita atual, sem contar o seu potencial de expansão”, afirmou Franzato.
Lançada em 1987, a marca Iódice chegou a contar com 20 lojas e receita superior a R$ 60 milhões ao ano. Mas a grife, voltada ao público feminino das classes A e B enfrentou dificuldades em anos recentes. Desde 2013, a empresa vinha buscando atrair investidores para o negócio. A Iódice chegou a negociar acordos com Restoque, dona de marcas como Le Lis Blanc e Dudalina, Orbe Investimentos e o próprio Grupo Morena Rosa. As negociações de venda da marca só avançaram no ano passado.
A Iódice opera hoje com oito lojas, entre próprias e franquias, e um comércio eletrônico. A marca também é vendida em 350 lojas multimarcas em cem cidades. Como parte do acordo, o Grupo Morena Rosa assumiu a produção, as vendas para multimarcas e o comércio eletrônico. Franzato disse que a companhia avalia quais lojas da Iódice serão mantidas abertas.
A loja da Iódice na rua Oscar Freire, em São Paulo, por exemplo, será convertida em loja Clube Morena Rosa, com inauguração em junho. “O plano é fazer, nos primeiros dois anos, uma revitalização da marca Iódice e a expansão por redes multimarcas. Em um segundo momento vamos avaliar a abertura de lojas da marca”, afirmou Franzato.
O executivo disse que apenas 5% das redes multimarcas atendidas pelo grupo Morena Rosa já vendem produtos da Iódice. O grupo possui quatro marcas — Morena Rosa, Lebôh, Zinco e Maria.Valentina —, com vendas em 6 mil lojas multimarcas em 1,6 mil cidades. Franzato disse ver espaço para a marca Iódice chegar a 800 redes multimarcas no país.
De acordo com ele, a Iódice continuará com posicionamento de preço 20% mais alto em relação às outras marcas do Grupo Morena Rosa, com um valor médio por peça de cerca de R$ 400. A empresa vai ampliar o lançamento de coleções por ano de três para cinco. “Queremos rejuvenescer a marca, trabalhando com tecidos mais tecnológicos e naturais”, afirmou Eduardo Franzato, irmão de Lucas e novo diretor da marca Iódice.
Para produzir as peças, a companhia vai contratar 150 pessoas. Hoje, o Grupo Morena Rosa já emprega 1,3 mil pessoas e possui cinco fábricas no Paraná, uma no Rio Grande do Sul e 37 showrooms. Possui ainda 33 lojas Clube Morena Rosa, entre unidades próprias e franquias. O plano é chegar a 50 lojas neste ano, e a 100 até 2021.
O Grupo Morena Rosa foi fundado em 1993, por Marco Franzato, pai de Lucas e Eduardo. Em 2012, a empresa de investimentos Tarpon adquiriu 60% do capital, por R$ 240 milhões. Em 2016, a família recomprou a participação, por R$ 220 milhões, segundo informações do mercado.
Fonte: Valor Econômico