Inovação e estratégias de negócios são a tônica de sucesso da empresa, fundada por Victor Noda. Conheça a história do empreendedor responsável pelo case da startup de tecnologia, que atua no varejo de móveis e itens de decoração
“Ao contrário do que muitos pensam, o caminho para o primeiro bilhão não começa nem com sorte nem com uma ideia inovadora que chega de forma repentina aliada à empolgação de empreender. Claro, uma boa ideia é fundamental, mas não é o primeiro passo para o sucesso. O segredo está no planejamento.” É com essa introdução que o empreendedor Victor Noda, fundador e CEO da Mobly, começa um artigo em que fala dos desafios de se alcançar um faturamento que ultrapasse os R$ 100 milhões por ano – marca já atingida pela startup.
Para ele, é importante trabalhar na ideia inicial. “Entenda se ela é sustentável, se gera interesse para o consumidor, se tem utilidade ou se soluciona uma dor de mercado”, aponta Victor.
Segundo o empreendedor, foi exatamente assim que ele e seu sócio, Marcelo Marques, conseguiram ser pioneiros no mercado brasileiro ao fundar em 2011 a Mobly, uma empresa de tecnologia que atua no varejo de móveis e itens de decoração.
Surgimento da Mobly
A ideia surgiu quando os dois viram o faturamento da Wayfair, empresa norte-americana de e-commerce que vende móveis e utensílios domésticos. “Aquilo chamou a nossa atenção e identificamos uma oportunidade de trabalhar em algo parecido no mercado brasileiro, onde, até então, ninguém havia feito nada parecido.”
Naquela época, quase uma década atrás, o comércio eletrônico ainda engatinhava no Brasil e era impensável vender algo como móveis pela internet. Quem compraria um sofá sem sentar nele antes?
“Em 2011, poucas lojas estavam adotando a tecnologia, e mesmo com os riscos, para nós era uma proposta que fazia sentido, então seguimos em frente.”
Victor conta que os dois sabiam que enfrentariam grandes desafios nesse cenário. Um dos maiores seria a questão logística, e por isso chamaram reforços. “Foi então que convidamos o Mario Fernandes para se juntar à sociedade.” Ele trabalhava na área de operações da Mãe Terra e já tinha passado pela logística da Ambev.
“Foi justamente por apostar no novo, identificar uma oportunidade e trabalhar nela que trilhamos o caminho rumo ao bilhão” – Victor Noda, fundador e CEO da Mobly
Desafios do empreendedorismo
A proposta da Mobly sempre foi ser uma loja de móveis e artigos de decoração em que o cliente pudesse ter acesso a um sortimento variado. Por isso, o primeiro desafio foi inaugurar o e-commerce com o maior portfólio de mercado. Hoje, são cerca de 230 mil itens à venda, bem mais do que os 100 mil de 2015.
Além de oferecer variedade, também é missão da Mobly entregar produtos de acordo com o gosto do cliente, e oferecer uma ótima experiência de compra para o consumidor.
“Para chegarmos até essa etapa, três coisas foram fundamentais. A primeira foi trabalhar próximo da cadeia de valor, ou seja, desenvolver parcerias com fabricantes do segmento, o que na época foi um desafio, já que não estavam acostumados com a novidade do comércio eletrônico”, explica Victor.
“O segundo ponto, e acredito que seja algo que todas as empresas precisam focar para continuar conquistando novos marcos, é a inovação. Desenvolvemos uma tecnologia proprietária, totalmente voltada para o nosso negócio, que suportasse todos processos, de ponta a ponta. Por fim, o ativo mais valioso de qualquer empresa são as pessoas, então apostamos em um time forte, com profissionais que acreditaram no nosso sonho.”
Atualmente, a Mobly tem cerca de 700 funcionários. Juntando a tudo isso o investimento feito em tecnologia, alcançou um faturamento anual que ultrapassa os R$ 100 milhões.
“Continuamos com o trabalho focado, criamos uma marca mais forte, e nessa etapa foi indispensável continuar a melhoria dos sistemas, a capacitação de talentos e, acima de tudo, criar uma cultura organizacional cada vez mais forte, tudo isso com a mesma velocidade que tínhamos no começo”, diz Victor.
“O planejamento e o estudo do mercado devem ser constantes, principalmente hoje, em que vivemos uma era digital e empresas que não se atualizam perdem para a concorrência. A Mobly nasceu no e-commerce, mas notamos que o mundo físico jamais iria ser substituído, e que o omnichannel era uma nova trilha a se seguir.”
Inovação para chegar ao primeiro bilhão
Mesmo com o tamanho que tem hoje, os desafios continuam. “Falta pouco para alcançarmos o primeiro bilhão, mas nem por isso os desafios se tornam mais fáceis. Ao mesmo tempo que precisamos manter todas as conquistas que tivemos até agora, temos que nos preparar para suprir demandas que crescem cada dia mais e inovar sempre”, explica Victor.
“Acredito que o segredo esteja na inovação alinhada às estratégias de negócios, mas o combustível para encarar essa trajetória é motivação e paixão. Então, se você acredita na sua proposta, não desista, lute por ela”
Fonte: Whow