Com aproximadamente 6 mil itens, o Minuto Pão de Açúcar, formato de proximidade do GPA, conta com um sortimento baseado no perfil da região em que a loja está instalada e na demanda dos consumidores locais, afirma Adelson dos Santos, Diretor de Operações do GPA, em entrevista exclusiva ao Jornal Giro News. Segundo ele, o formato de vizinhança no Brasil está ligado a decisão de compra do consumidor, que está cada vez mais multicanal. “Esse fenômeno está diretamente relacionado à vida contemporânea, onde os consumidores buscam cada vez mais praticidade e agilidade nas compras, independente da classe social. As lojas do modelo de proximidade oferecem sortimento de maior frequência de compra, a proposta é que a loja seja a despensa do cliente.”, revela.
Plano de Expansão
Atualmente com 79 lojas, Adelson revela que o formato é uma das prioridades de investimento do GPA para este ano. “Recentemente inauguramos novas lojas em São Paulo (Zona Oeste) e Santos. Continuamos com expectativas de crescimento, principalmente no que se refere à expansão orgânica.”, explica. O diretor ressalta, ainda, que o foco das regiões são locais com acentuado crescimento econômico e que estão se tornando importantes centros econômicos. Além disso, o modelo segue a proposta de valor de marca Pão de Açúcar: foco no público AB, com sortimento desde itens básicos de reposição até a linha gourmet, com destaque nas categorias de vinhos, queijos, orgânicos e saudáveis, pães e produtos importados. Em 2016, o ticket médio da rede foi de aproximadamente R$28,00. Segundo o Grupo Pão de Açúcar (GPA), a previsão é de abrir 10 lojas Minuto Pão de Açúcar em 2017.
Fonte: GiroNews