Análise do banco Brasil Plural indica que o formato oferece uma boa experiência de compra e preços competitivos
Os minimercados apresentam uma melhor execução em loja do que outros formatos, segundo análise do banco Brasil Plural. A instituição visitou recentemente sete lojas dos principais formatos do varejo alimentar nas proximidades do bairro do Brooklyn, na capital paulista, e cinco na cidade de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. “Ficamos absolutamente impressionados pela execução no Minimercado Extra e no Minuto Pão de Açúcar, que combinaram bom sortimento e operação impecável. OCarrefour Express perdeu alguns pontos devido à falta de algumas de nossas marcas preferidas, mas sempre ofereceu alternativas”, afirma relatório do banco, assinado pelos analistas Guilherme Assis e Felipe Casimiro.
O Brasil Plural analisou, em cada unidade, sortimento, localização, tempo de compra e de espera no checkout e formas de pagamento. Também comparou os preços praticados em 17 itens que costumam estar presentes nos lares brasileiros, de marcas que com alta penetração e distribuição. São produtos que, preferencialmente, não podem faltar nos pontos de vendas.
Segundo os analistas do Brasil Plural, a filial Minuto visitada ofereceu uma “grande experiência de compra”. Um dos pontos que mais impressionou foram os hortifrútis, considerados de alta qualidade e frescos. O preço desses produtos também foi apontado como competitivo, bastante alinhados à média das demais bandeiras visitadas (considerando todos os formatos de lojas).
O preço por quilo da batata, por exemplo, estava saindo por R$ 5 no dia da visita, contra uma média de R$ 5,3. Considerando que se trata de um formato de conveniência, o relatório lança uma dúvida quanto à sustentabilidade dos valores praticados no longo prazo, o que serve não apenas para o Minuto, como também para as demais marcas de lojas proximidade visitadas.
O Minimercado Extra também causou boa impressão devido à organização. O que não agradou foi o tempo de espera na fila e a ruptura em dois itens dos 17 da lista de compras – no Minuto faltou apenas um. Já no Carrefour Express não foram encontrados quatro produtos, substituídos por marcas mais baratas. “Achamos a loja muito mais parecida com o Minimercado Extra do que imaginávamos inicialmente”, aponta o estudo.
Desempenho dos outros formatos
O cash & carry foi considerado, na análise do Brasil Plural, como o formato que oferece a melhor proposta de valor. Em relação às visitas realizadas no ano passado, a boa surpresa coube ao Assaí, que pertence ao GPA. Mais competitiva, a bandeira ofereceu descontos 25% inferiores à média apurada no levantamento, ultrapassando o Atacadão, que faz parte do Grupo Carrefour.
Já os hipermercados “ainda precisam de melhorias”, apontam os analistas do banco. Segundo eles, os preços podem ser considerados altos quando se compara à maior conveniência obtida nos supermercados ou nas lojas de proximidade. “Nossa avaliação é que os esforços de renovação do Extra ainda estão atrasados em relação ao Carrefour”, indica o relatório. Já a campanha promocional agressiva da bandeira, diz o estudo, pode reter consumidores durante a recessão e estimular o crescimento no longo prazo.
Quanto aos supermercados, foram visitados um Pão de Açúcar e um St. Marche. No primeiro, foram encontrados alguns problemas de operação, como prateleiras vazias e caixas pelos corredores. O segundo apresentou falta de alguns itens.