Startup Minha Quitandinha quer triplicar número de lojas no ano que vem e chegar a 800 pontos de venda até 2023
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Com a promessa de ser prático, acessível, seguro e conveniente, a Minha Quitandinha, startup de solução de minimercados autônomos que funcionam 24 horas por dia dentro de condomínios, têm sido a grande aposta dos empreendedores Guilherme Mauri, Marcelo Villares e Douglas Pena. O projeto, no formato honest market, nasceu em Balneário Camboriú (SC) e já está presente em quatro estados brasileiros, oferecendo cerca de 700 produtos.
Mas a meta da startup agora é conquistar o seu primeiro milhão este ano e triplicando o número de lojas em 2022. Além disso, eles pretendem fazer com que o faturamento, que hoje é de R$ 48 milhões chegue a R$ 1 bilhão em 2023, seguido de 800 lojas abertas.
Os motivos de todas essas previsões são os reflexos dos serviços 100% digitais, cada vez mais requisitados, dispensando as interações humanas, e a geração de cashbacks para os condomínios. Além disso, a estruturação do negócio ao longo dos meses ampliou o escopo da startup, que passou a mirar não só nos condomínios residenciais, como também em empresas, clubes, academias, marinas e hotéis que apresentem um fluxo médio diário de 500 pessoas ou mais.
A Minha Quitandinha começou a ganhar forma no segundo semestre de 2020, em plena pandemia, quando os empresários abriram a sua primeira unidade em dezembro, em Itajaí, Santa Catarina, seguido de outras duas na mesma cidade. Em janeiro, a quarta unidade foi inaugurada em um condomínio de casas em Pelotas, razão pela qual foi instalada no formato container.
Com um investimento total de R$ 190 mil, a startup vem crescendo por meio de um licenciamento com valores iniciais a partir de R$ 35 mil. Hoje já são 17 lojas e 12 licenciados, incluindo as unidades em São Paulo, Belo Horizonte, Minas Gerais, e Belém.
Toda a operação costuma ser bem simplicada, ocupando um espaço acima de dois m², no hall de uma entrada, recepção, corredor ou até mesmo em uma vaga de garagem, como foi no caso da unidade instalada na cidade de Itajaí, em Santa Catarina. O layout é pré-definido e personalizado para cada projeto, conforme a área e quando desejado há também as opções em container.
Para o consumidor também é tudo muito intuitivo pelo fato do minimercado funcionar no sistema de self-checkout. As compras são realizadas por meio de um app de celular gratuito, que por geolocalização identifica a loja e permite os passos seguintes, tais como: escanear o código de barra dos produtos, pagamento direto pelo aplicativo, via cartão de crédito ou débito.
Fonte: Super Varejo