Estudo da dunnhumby realizado com jovens consumidores entre 25 e 35 anos revela que 93% dos entrevistados se sentem afetados pela crise econômica brasileira e 65% estão vendo a situação – que envolve a primeira crise real plenamente vivida por essa geração – de forma pessimista e 89% pretendem cortar gastos no próximo semestre.
É interessante observar que a contenção de despesas se concentrará em extremos: 81% reduzirão gastos com lazer e entretenimento e 77% farão o mesmo com utilidades básicas, como água e luz. As categorias em que a intenção de corte é menos expressiva são compras de supermercado, bens duráveis e viagens. Ainda sobre a reação desses jovens à crise, 70% declaram ter passado a fazer mais pesquisas de preço em 2016 do que faziam em 2015.
A pesquisa, conduzida pela multinacional inglesa líder em ciência do consumidor, revela que os indivíduos pertencentes à geração millenials, que se distingue das anteriores por ter sido nascida e criada no meio digital, têm hábitos de compra mais noturnos e cestas reduzidas. Eles replicam a tendência de outras faixas etárias de reduzir a quantidade e manter a qualidade das compras de categorias como cerveja, vinho, chocolate e refrigerante.