O setor de franquias passou por intensas reformulações nos últimos anos, motivadas tanto pela crise econômica quanto pelas reformas trabalhistas e econômicas promovidas pelo governo. Novos modelos de expansão e a busca por cidades menores ajudaram a movimentar o setor.
Na manhã desta quarta-feira (22/01), a ABF divulgou uma prévia dos resultados de 2019, que aponta crescimento de 6,9% no faturamento, e a lista das 50 maiores redes de franquia por número de unidades. A base de análise são os 1,4 mil associados à entidade que, segundo o presidente André Friedheim, representam 80% do faturamento do setor no Brasil. Por questões de empate, a lista conta com 53 marcas.
Posição | Unidades | ||||
---|---|---|---|---|---|
2019 | 2018 | Marca | Segmento | 2019 | 2018 |
– | 35º | PREPARA CURSOS PROFISSIONALIZANTES | Serviços educacionais | 409 | 411 |
– | 37º | CHOCOLATES BRASIL CACAU | Alimentação | 388 | 380 |
– | – | CEOPAG | Serviços e outros negócios | 349 | NF** |
1º | 1º | O BOTICÁRIO | Saúde, Beleza e Bem-Estar | 3806 | 3724 |
2º | 3º | MCDONALD´S | Alimentação | 2459 | 2289 |
3º | 2º | AM/PM | Alimentação | 2377 | 2493 |
4º | 4º | CACAU SHOW | Alimentação | 2322 | 2232 |
5º | 5º | SUBWAY | Alimentação | 1864 | 2094 |
6º | 15º | ACQIO | Comunicação, Informática e Eletrônicos | 1703 | 1113 |
7º | – | LUBRAX + | Serviços Automotivos | 1643 | NF** |
8º | 7º | KUMON | Serviços educacionais | 1563 | 1488 |
9º | 6º | JET OIL | Serviços automotivos | 1491 | 1772 |
10º | 8º | CVC BRASIL | Hotelaria e Turismo | 1414 | 1279 |
11º | 13º | ÓTICAS CAROL | Saúde, Beleza e Bem-Estar | 1335 | 1143 |
12º | 12º | SEGURALTA – BOLSA DE SEGUROS | Serviços e outros negócios | 1325 | 1146 |
13º | 9º | WIZARD BY PEARSON | Serviços educacionais | 1260 | 1250 |
14º | 19º | BURGER KING BRASIL | Alimentação | 1209 | 980 |
15º | 10º | BR MANIA | Alimentação | 1181 | 1231 |
16º | 14º | ÓTICAS DINIZ | Saúde, Beleza e Bem-Estar | 1154 | 1116 |
17º | 16º | BOB´S | Alimentação | 1047 | 1043 |
18º | 17º | CORREIOS | Serviços e outros negócios | 994 | 1002 |
19º | 18º | FARMÁCIAS FTB A FARMÁCIA DO TRABALHADOR DO BRASIL | Saúde, Beleza e Bem-Estar | 992 | 993 |
20º | 11º | DIA% | Alimentação | 865 | 1184 |
21º | 21º | CHILLI BEANS | Moda | 830 | 785 |
22º | 20º | FISK CENTRO DE ENSINO | Serviços educacionais | 768 | 809 |
23º | 22º | CCAA | Serviços educacionais | 728 | 728 |
24º | 40º | HELP! LOJA DE CRÉDITO | Serviços e outros negócios | 700 | 365 |
25º | – | ODONTOCOMPANY | Saúde, Beleza e Bem-Estar | 634 | 210 |
26º | 24º | CNA | Serviços educacionais | 612 | 579 |
27º | 23º | HERING STORE | Moda | 577 | 589 |
28º | 26º | CLUBE TURISMO | Hotelaria e Turismo | 523 | 484 |
29º | 25º | LOCALIZA HERTZ | Serviços automotivos | 522 | 522 |
30º | – | ESPAÇOLASER | Saúde, Beleza e Bem-Estar | 519 | 279 |
31º | 27º | CHIQUINHO SORVETES | Alimentação | 509 | 451 |
32º | 30º | HAVAIANAS | Moda | 452 | 440 |
33º | 46º | PITICAS MODA CRIATIVA | Moda | 451 | 311 |
34º | 28º | 5ÀSEC | Limpeza e Conservação | 442 | 448 |
35º | 33º | AREZZO | Moda | 440 | 418 |
36º | 29º | HINODE | Saúde, Beleza e Bem-Estar | 434 | 445 |
37º | – | OGGI SORVETES | Alimentação | 413 | 109 |
38º | 34º | CARMEN STEFFENS | Moda | 409 | 417 |
39º | 36º | MICROLINS | Serviços educacionais | 401 | 384 |
40º | 41º | KOPENHAGEN | Alimentação | 388 | 358 |
41º | 38º | MUNDO VERDE | Alimentação | 377 | 377 |
42º | – | SAN MARTIN | Serviços e outros negócios | 374 | 167 |
43º | 39º | GIRAFFAS | Alimentação | 373 | 369 |
44º | 43º | CASA DE BOLOS | Alimentação | 370 | 340 |
45º | – | KNN IDIOMAS | Serviços educacionais | 365 | 256 |
46º | 44º | JAN-PRO | Limpeza e Conservação | 354 | 318 |
47º | – | NUTRIMAIS | Serviços e outros negócios | 351 | 101 |
48º | 42º | SPOLETO | Alimentação | 349 | 351 |
49º | CEOFOOD | Serviços e outros negócios | 327 | NF** | |
50º | SUPERA – GINÁSTICA PARA O CÉREBRO | Serviços educacionais | 321 | 266 |
De acordo com a análise, houve um balanceamento entre os formatos de unidades. As franquias de Lojas saíram de 88% para 85%, já Outros Formatos, categoria que engloba quiosques, home based, store in store, entre outros, aumentou de 12% para 15%. “É bem relevante quando vemos, na prática, os novos formatos acontecerem. O franqueador brasileiro é criativo, busca formas de atuar em diversos mercados, mas sem perder a identidade e o DNA da franquia”, comenta Friedheim.
O executivo explica que a maioria desses novos formatos nasceram como microfranquias, que são opções de expansão com investimento inicial de até R$ 90 mil, e ajudaram o franchising a continuar abrindo unidades em período de baixa na economia.
A mudança no panorama do setor também aumentou a média de unidades entre as 50 maiores franquias – passou de 861, em 2018, para 897. Isso também elevou o número mínimo de franquias que uma marca precisa ter para figurar no ranking: 321. No ano passado, eram pouco mais de 200. No entanto, o número de franquias que ultrapassaram as 1000 unidades ainda é o mesmo, 17.
“Em 2020 eu acredito que vamos vender mais franquias de maior porte, por causa da queda dos juros. Isso deve ajudar, inclusive, na criação de novos empregos”, afirma o presidente. A ABF divulga que cada nova unidade de franquia tradicional gera, em média, nove empregos.
Fundos de investimento e multifranqueados
As franquias que mais cresceram no período analisado, proporcionalmente, foram Oggi Sorvetes (279%), Nutrimais (248%) e OdontoCompany (202%). As duas primeiras têm investimento inicial reduzido, o que comprova os números apresentados até então, mas a última não.
No final do ano, a franquia odontológica, que tem sociedade com o Grupo SMZTO, anunciou o recebimento de um aporte avaliado em R$ 200 milhões do fundo para a América Latina da L Catterton. Além disso, no começo de 2019, a empresa divulgou a compra de uma participação relevante na Oral Sin, também franqueadora de clínicas odontológicas, iniciando uma onda de consolidação neste mercado. Em 2019, a OdontoCompany passou de 210 para 634 unidades.
“Os fundos de investimento estão de olho no setor, não só private equity, mas mercado de capitais e outros players do setor financeiro também. Temos percebido muito interesse de participação de fundos nas franquias. Além disso, vemos muitos movimentos de multifranqueados (franqueados com mais de uma unidade), que são uma tendência no mundo todo e ajudam a acelerar a expansão orgânica das marcas”, explica Friedheim.
Franquia prodígio
Entre as 50 marcas listadas pela ABF, 30 têm mais de 10 anos de franchising e apenas uma tem menos de um ano. É a rede Ceopag, fundada por Kawel Lotti em outubro de 2019. O empreendedor disse à PEGN, em dezembro, que a franquia já nasceu com mais de 300 unidades, muitos da base de outra marca também fundada por ele, Ceofood, nascida em maio de 2018.
Outro destaque na listagem é a rede de soluções de pagamento Acqio, que subiu da 15ª para a sexta posição, com um crescimento proporcional de 53% em número de unidades (foi de 1113 para 1703). A rede também foi fundada por Lotti, mas ele deixou a operação em 2017. Hoje a empresa é comandada pelo outro sócio-fundador, Robson Campos.
Crescimentos exponenciais em franquias já renderam dores de cabeça para o setor no passado, com denúncias de pirâmide financeira, por exemplo. No entanto, Friedheim vê um novo cenário. Ele acredita que novos formatos de franquia, amparados na tecnologia, devem surgir com mais frequência e atrair novos perfis de investidores.
Nordeste aumenta participação, mas ainda é dominado por marcas de outras regiões
O Nordeste aumentou a participação como um nascedouro de franquias, atrás apenas do Sudeste, ainda líder isolado. No entanto, entre as marcas com mais unidades na região, apenas uma é nativa: Farmácias FTB – A Farmácia do Trabalhador do Brasil.
A rede O Boticário lidera em número de unidades em quase todas as regiões brasileiras, exceto no Sul, justamente onde fica a sede da franqueadora, no Paraná. Na Região, a marca perde para a franquia da rede de postos Ipiranga, AMPM.
O desafio das marcas brasileiras para 2020 é aumentar a capilaridade e chegar a regiões ainda não assistidas por unidades. O último dado divulgado pela ABF é de que dos 5.570 municípios brasileiros, apenas 2.504 possuem franquias.
Fonte: PEGN