Será que as empresas se preparam de fato para a Black Friday? Mais da metade das companhias (51%) diz não fazer nenhum tipo de pesquisa para saber quais os produtos que os consumidores gostariam de comprar, entretanto, 92,63% delas utilizam alguma ferramenta de monitoramento ou atendimento durante a data. É o que revela a pesquisa Hugme/Reclame AQUI sobre a Black Friday 2017 – o levantamento ouviu mais de 100 empresas para saber das expectativas durante as 24 horas da big date. Outro destaque da pesquisa está no tempo de preparação para a Black Friday. Para 35,4% a data começou no final da Black Friday do ano passado e para quase outro um terço (27,59%) os preparativos iniciaram há menos de seis meses.
Relacionamento com o consumidor
As ações são propagadas pelas companhias por meio de e-mail marketing, utilizado por 87,50% das empresas, seguido de anúncios nas redes sociais feito por 81,25% e posts orgânicos nas redes sociais com 65,63%. Ainda de acordo com a pesquisa, o horário que mais vende na sexta-feira é entre às 14h e 18h (34,62%), seguido do momento pós 18h (33,33%). E para vender com qualidade, 70,67% das companhias realizam um treinamento com a equipe. Além claro, de um plantão para tirar as dúvidas e queixas do consumidor feito por 68,06% dos respondentes. Entre as opções de comunicação mais disponíveis para este tipo de relacionamento estão: e-mail (90,14%), telefone (83,10%), redes sociais (83,10%) e chat (70,42%). Uma ferramenta que parece estar em baixa é o Chat Box – 70,77% das empresas dizem que não usarão o serviço. Para mais da metade delas (56,41%), o uso deixa o atendimento menos humanizado.
Fonte: GiroNews