Gastos com petshop e clínica veterinária foram as categorias que registraram maior aumento no período
Por Naiara Bertão
De acordo com pesquisa realizada pela assistente financeira virtual Olivia, os gastos com animais de estimação (pets) cresceram 16,9% entre outubro de 2020 e setembro de 2021, passando de uma média de R$ 172 por mês para R$ 237.
A pesquisa, realizada a partir de dados de seis mil usuários do aplicativo, mostrou ainda que o pico de gastos mensais foi em agosto de 2021, quando os usuários gastaram 23,3% a mais do que o mesmo mês de 2020, passando de uma média de R$ 183 por mês para R$ 226.
As despesas com produtos e serviços de petshops foram destaque, com aumento de 15,3% no período de 12 meses. Agosto de 2021 também foi o mês que registrou o maior crescimento de gastos na subcategoria: 19,4% maiores do que o mesmo mês do ano passado. Em reais, o aumento foi de cerca de R$ 140 no mês para R$ 167.
A conta com clínica veterinária aparece em segundo lugar, com alta de 10,7% nos últimos 12 meses. A categoria teve o valor mais elevado entre as subcategorias, chegando a uma média de R$ 236 no período analisado.
Em agosto, especificamente, o valor foi de R$ 252, 35% maior do que um ano atrás, quando o gasto mensal médio era de R$ 172.
Os donos dos pets
A Olivia analisou também o comportamento dos usuários do aplicativo no que diz respeito aos gastos com pets desde janeiro de 2020, antes da pandemia. Em janeiro de 2020, 19,1% dos usuários tinha gastos frequentes com pets, número que se manteve relativamente estável até março.
Em abril, início da pandemia, esse número caiu para 16,6% e, em seguida, aumentou gradativamente até dezembro de 2020. Naquele mês, 28,1% dos usuários gastaram ativamente com pets, um aumento de 47% desde o início de 2020. Desde então, o número, mesmo com oscilações, apresenta forte tendência de queda, fechando setembro de 2021 com 22,8% dos usuários tendo algum gasto com pets.
Por fim, a fintech analisou também a fatia de mercado do segmento. A pesquisa aponta que as quatro marcas que detém as maiores participações do segmento são a Petz, com 11,2%; Cobasi, com 10,2%; Petlove, com 7,1% e ZeeDog, com 1,1%. Em 2020, a distribuição era um pouco diferente: a Cobasi aparecia em primeiro lugar com 9,5%, seguida de Petz (7,5%), Petlove (6,4%) e Zeedog (0,7%).
Fonte: Valor Investe