Por Redação | Apenas 10 das maiores lojas do Brasil detêm 50,9% de toda a audiência dos e-commerces no País. O Relatório Setores do E-commerce, conduzido pela Conversion, aponta o Mercado Livre como o maior do País, com 13,3% de share, seguido pela Shopee, com 8,7%, e pela Amazon Brasil, na terceira posição, com 7,4%.
Outro destaque do relatório é o iFood, que foi responsável pela maior movimentação no ranking, ultrapassando o AliExpress e alcançando a oitava posição, com 3% do share. Esse foi o quarto mês consecutivo de crescimento da empresa brasileira, líder em delivery na América Latina.
Cerca de 75% dos acessos realizados pelos brasileiros são feitos via celular, com 53,3% desses acessos sendo por mobile. Os segmentos de artigos infantis e presentes & flores lideram, com 83,5% e 76,1%, respectivamente. Os acessos por aplicativos representaram 22,1%, com as categorias comidas & bebidas e importados liderando, com 41,2% e 39,9% dos acessos vindos de apps.
No desktop, a principal forma de entrada nos e-commerces é o chamado “tráfego direto” (50,3%), que ocorre quando o consumidor digita o endereço da loja diretamente no navegador. Em seguida, aparecem o tráfego de busca orgânica (26,5%) e a busca paga (17,6%) nas segunda e terceira posições, respectivamente.
Turismo cresce no ranking
O setor de turismo foi o que apresentou o maior crescimento, puxado pelo Airbnb. Após ter sido afetado negativamente pelo fim das férias, o setor voltou a crescer 6,4% em setembro.
O Airbnb, que resgistrou um crescimento de 21,3% em acessos entre agosto e setembro, passou a ocupar a 3ª posição no Top 10 do turismo. Esse é o sexto mês de crescimento contínuo da empresa americana. Booking.com e Latam fecham o Top 3, respectivamente.
A plataforma de aluguel de imóveis também entrou no Top 20 dos maiores e-comércios do Brasil, assumindo a 17ª posição. A gigante da tecnologia Apple e a Latam também subiram para a lista dos vinte maiores, ocupando as 20ª e 16ª posições, respectivamente. Já no Top 30, Carrefour e MadeiraMadeira são as novidades.
O segundo setor com maior crescimento foi o de itens automotivos, com a Dpaschoal apresentando um crescimento de 17% e assumindo a 2ª posição dentro do seu segmento. Analisando o crescimento anual, o site cresceu 98,6% desde setembro de 2023.
Fonte: Mercado e Consumo