O Mercado Livre fechou o segundo trimestre com queda no lucro líquido sobre o mesmo período do ano passado, pressionado por maiores despesas nas operações do Brasil e México, que seguem atravessando forte crescimento de vendas.
Uma das maiores companhias de comércio eletrônico da América Latina, o Mercado Livre teve lucro líquido de US$ 5,3 milhões, ante US$ 15,9 milhões no mesmo período do ano passado.
A queda no resultado envolveu um aumento de 95% nos custos diretos no Brasil ano a ano, para cerca de US$ 120 milhões, enquanto no México, passou de US$ 9,2 milhões para US$ 42,8 milhões.
Para o vice-presidente de operações do Mercado Livre, Stelleo Tolda, esse aumento é consequência de expansão de investimentos nos dois países, onde a empresa passou a oferecer chamarizes de vendas que incluem opções de frete grátis para buscar atrair clientes do varejo físico para o digital.
“Faz parte do nosso plano de investir mais. A gente tem investido mais justamente para crescimento do negócio, o que inclui frete grátis, programa de fidelidade e investimento em marketing”, disse.
A estratégia têm dado frutos. No segundo trimestre, a receita em moedas locais como um todo cresceu 65% sobre um ano antes, sem ajustes pela inflação. No Brasil, onde a empresa compete com gigantes como a B2W e Via Varejo, o crescimento foi de 60% e no México houve expansão de 80%.
Em dólares, a receita total do Mercado Livre subiu 58,5%, para US$ 316,5 milhões.
Fonte: Valor Econômico