Por Redação | O Mercado Livre lançou um serviço de assessoria profissional para os donos de lojas integradas ao marketplace. Batizado de Mercado Shops Pro, o programa é voltado tanto para donos de lojas que fazem parte do ecossistema Meli, por meio do Mercado Shops, quanto para grandes empresas em processo de digitalização. Segundo o Mercado Livre, um a cada dois vendedores que testaram o programa cresceram mais de 70% e venderam 90% mais itens em menos de um ano.
Os participantes vão receber suporte de uma agência certificada e acesso a programas que aceleram os negócios, com investimentos e consultoria para identificar oportunidades. Eles também terão sessões de consultoria e capacitação exclusivas, além de benefícios do ecossistema, como integração com o marketplace do Mercado Livre, vendas seguras e envio para todo o Brasil.
“Com o Mercado Shops Pro, os vendedores têm acesso a tudo o que é necessário para acelerar seu crescimento e elevar os seus negócios. A assessoria profissional exclusiva inclui análise integral do negócio para melhorar a sua performance e rendimento, participação em programas de aceleração, acesso a eventos de networking com especialistas de mercado, e potencialização no uso de ferramentas de tecnologia e marketing digital, como Google, TikTok e Meta”, destaca Juliana Bispo, head Comercial do Mercado Shops.
As lojas com faturamento mensal acima de R$ 150 mil poderão acessar o Mercado Shops Pro sem custos adicionais. Os participantes terão suporte da agência certificada – bonificada por 30 dias, no mínimo – para configurar o catálogo, descobrir novas oportunidades comerciais e habilitar envios com a rede logística do Mercado Livre. O serviço também pode ser contratado por grandes empresas que utilizam o Mercado Shops em sua migração digital.
Destaques do projeto-piloto
Os 88 vendedores selecionados pelo Mercado Livre para testarem o serviço responderam a uma pesquisa sobre a assessoria especializada. De acordo com os dados da plataforma, os participantes destacaram como as experiências mais benéficas para os seus negócios: os programas de aceleração (21%), estímulos para aumentar as vendas (18%), maior agilidade na solução de problemas no ecossistema (13%) e maior conhecimento do ecossistema (12%).
Mais da metade das lojas que utilizam o Mercado Shops Pro têm mais de 10 anos e entre 10 e 49 funcionários. Três em cada quatro empresas integram redes sociais em suas estratégias comerciais.
Sobre os benefícios do programa, 21% dos participantes destacam o crescimento do negócio, 21% a eficiência dos envios com as ferramentas logísticas, e 14% o conhecimento especializado.
Mais de 700 PMEs utilizam o Mercado Shops no Brasil
No Brasil, mais de 770 pequenas e médias empresas de diversas categorias utilizam o Mercado Shops, plataforma de vendas online do Mercado Livre, que permitir personalizar a identidade das lojas. Segundo a empresa, as visitas aos anúncios veiculados no marketplace aumentam em até 30%, e os vendedores podem aumentar a sua reputação.
“Com a evolução do Mercado Shops, buscamos gerar impacto positivo em cada vez mais pessoas, comércios e PMEs de todo o País, fornecendo diferentes soluções para que eles possam seguir crescendo”, destaca Juliana Bispo.
Fonte: Mercado e Consumo