Por Lucas Kina | Para o Mercado Livre e Mercado Pago, 85% dos usuários pretendem comprar durante a Black Friday 2024, indicando ritmo mais intenso que no ano passado por cinco pontos percentuais. Além disso, a expectativa por descontos acima de 60% atinge 42% dos consumidores.
Outros dados da apresentação oficial das empresas confirmaram investimento 50% maior do Mercado Livre no marketing da Black Friday deste ano ante 2023. Além disso, serão R$ 40 milhões em cupons de desconto e uma tentativa de aproximação com a geração Z por meio de uma parceria com Maisa.
As preferências dos consumidores, em termos de categorias, são:
- Eletrodomésticos
- Casa & Decoração
- Eletrônicos
- Celulares e acessórios de telefonia
- Moda
- Acessórios para veículos
- Supermercado
- Beleza e cuidados pessoais (subiu duas posições)
- Esportes e fitness
- Ferramentas e bricolagem
Destas, os dados do Mercado Livre mostram alguns destaques específicos para algumas verticais, além de itens que devem despontar positivamente dentro da categoria. Veja:
Moda
- Calçados
- Moda casual
- Moda infantil
- Moda Fitness
- Moda Praia
Pretensão de compra de 84% das pessoas
Beleza
- Perfumes
- Cabelos
- Cuidados com a pele
- Maquiagem
- Higiene pessoal
Pretensão de compra de 75% das pessoas
Supermercado
- Mercearia (itens básicos)
- Alimentos saudáveis
- Limpeza e Higiene
- Alimentos
- Bebidas alcoólicas
Pretensão de compra de 58% das pessoas
Pagamentos e comportamento
De acordo com dados do Mercado Pago, a tendência para a data neste ano é também de um ticket médio mais alto. O avanço acontece, principalmente em compras com valores maiores:
- Entre R$ 100 e R$ 500: sai de 33% para 23% (redução de 10 pontos percentuais);
- Entre R$ 500 e R$ 1 mil: sai de 24% para 25% (aumento de 1 ponto percentual);
- Entre R$ 1 mil e R$ 2 mil: sai de 20% para 27% (aumento de 7 pontos percentuais);
- Acima de R$ 2 mil: sai de 23% para 25% (aumento de 2 pontos percentuais).
*comparações com índices de 2023
Sobre o método de pagamento, diferente do que é visto em outras pesquisas relacionando consumo no e-commerce, o Pix ainda não deve ultrapassar o cartão de crédito. Para a data, mais da metade das pessoas pretendem pagar com a primeira modalidade citada.
Confira a lista completa:
- Cartão de crédito – 54%
- Pix – 19%
- Linha de crédito – 16%
- Cartão de débito ou saldo em conta – 10%
- Boleto – 1%
No planejamento financeiro, a preferência dos usuários é pelo curto prazo, parcelando em até 3 vezes (32%) e 6 vezes (37%). Além disso, mais dados nesta categoria mostram que 53% preferem cashback caindo na hora.
Para a pesquisa sobre a previsão de comportamento para a Black Friday 2024, 27 mil pessoas da base de Mercado Livre e Mercado Pago responderam. A amostra foi retirada entre 1 e 15 de outubro.
Fonte: E-Commerce Brasil