Por Adriana Mattos | A plataforma de comércio on-line Mercado Livre anunciou nessa quarta-feira (31) o fechamento de um acordo de “naming rights” do Estádio do Pacaembu, em São Paulo. O local passa a se chamar Mercado Livre Arena Pacaembu. Essas informações já circulavam no mercado desde o fim do ano passado, como o Valor noticiou na segunda quinzena de dezembro.
A negociação ocorreu entre a plataforma e o consórcio Allegra Pacaembu, liderado pela construtora Progen, que assinou a concessão do Pacaembu com a Prefeitura de São Paulo, em setembro de 2019, por um prazo de 35 anos.
A empresa disse que não iria informar o montante exato do investimento no projeto — diz apenas que passa de R$ 1 bilhão e que o contrato será de até 30 anos. O montante de 2024 está dentro do “capex” total do grupo no país neste ano, provavelmente a ser aprovado no dia 22 de fevereiro, em reunião do conselho de administração.
O valor total de investimentos do grupo no Brasil em 2024 deve ser anunciado após o dia 22. “[O valor] passa razoavelmente de R$ 1 bilhão e é o maior contrato de naming rights do país, e é um dos maiores investimentos do ano da empresa no Brasil”, disse Fernando Yunes, vice-presidente sênior do grupo no Brasil.
São cinco anos de contrato com o Mercado Livre, renováveis por mais cinco, e a intenção é completar os 30 anos previsto, disse a Allegra.
A marca da empresa estará em cerca de 70 pontos do complexo. O estádio deve ficar pronto em junho, mas a abertura das estruturas ocorrerá em fases. Não haverá loja do Mercado Livre no local — a plataforma vende produtos de terceiros e próprios em seu site e aplicativo, disse Eduardo Barella, CEO do consórcio Allegra Pacaembu.
Pelo acertado, haverá uma área de promoções e eventos chamado Mercado Pago Hall, e outras áreas, como a piscina e a quadra de tênis também levarão o nome Mercado Livre. Ainda haverá dois camarotes como Mercado Pago e Meli+, o programa de fidelidade do grupo, e filas expressas para usuários do Meli+ ter acesso a eventos e jogos.
Maior plataforma on-line no país, o Mercado Livre vem num movimento de aproximar mais a marca dos esportes no Brasil e na América Latina, dentro da ideia de popularizar mais seu nome — e essa iniciativa está dentro dessa estratégia. A empresa já patrocina o time do Flamengo, além dos campeonatos da Libertadores (masculino e feminino), Sul-Americana e Recopa.
O Pacaembu deve adicionar 45 mil metros quadrados de nova área, para funcionamento 24 horas ao dia sete dias na semana, e haverá hotel no local, disse o executivo da Allegra. A capacidade do estádio será de 26 mil pessoas.
Segundo o consórcio, os investimentos totais desde o início da modernização e restauração serão de cerca de R$ 600 milhões.
Fonte: Valor Econômico