Maior plataforma de e-commerce da América Latina se consolida como sinônimo de compras pela internet, supera bancos e atinge a inédita posição de marca mais valiosa no País, com US$ 11,4 bilhões
Por Hugo Cilo
O comércio eletrônico brasileiro se divide em duas eras: antes e depois do Mercado Livre. A plataforma chegou ao Brasil em 1999, quando o comércio eletrônico era vazio e sem forma. Sob o comando do executivo Stelleo Tolda, considerado o pai do e-commerce no País, o varejo virtual ganhou relevância e popularidade. Pesquisar, comprar e vender todo tipo de produtos na vitrine pontocom se transformou, principalmente na pandemia, em algo simples, seguro e trivial.
Nesse ambiente de alta do varejo virtual, o Mercado Livre se tornou uma potência digital e um gigante no universo das marcas. Em 2021, a companhia com sede na Argentina (onde é Mercado Libre), mas que obtém maior parte de suas receitas no Brasil, cruzou a inédita fronteira de 1 bilhão de produtos vendidos, aumento de 27,5% sobre o ano anterior.
No mesmo período, o valor total das vendas avançou 36%, para US$ 28,4 bilhões. O total transacionado no Mercado Pago (braço financeiro do grupo) foi a US$ 77,4 bilhões, expansão de 55% na comparação anual. A empresa mantém 11 milhões de vendedores e mais de 69 milhões de compradores ativos.
A pujança dos números e a força das operações Brasil fizeram o Mercado Livre conquistar o primeiro lugar no ranking AS MARCAS MAIS VALIOSAS DA DINHEIRO. Para o vice-presidente sênior e country lead da empresa, Fernando Yunes, a onipresença da companhia no e-commerce brasileiro explica o desempenho da empresa nos últimos anos. “É o resultado de mais de 22 anos de trabalho focado em criar as melhores experiências de compra on-line para nossos clientes, não apenas no que diz respeito a produtos, mas também sobre nossos propósito e valores como marca”, afirmou.
Yunes atribui ao DNA digital da companhia a explicação para ter se tornado a mais valiosa não apenas em seu segmento, mas superando até os grandes bancos do País. “Somos uma empresa que nasceu digital. Naturalmente, temos o olhar em beta contínuo, colocando sempre o cliente como o centro do negócio e seguindo o caminho da transformação e inovação em todo o ecossistema do Mercado Livre”, afirmou. Mais do que pavimentar o caminho do e-commerce no Brasil, o Mercado Livre se tornou uma referência por resistir à ofensiva de concorrentes como AliExpress, Amazon e Shopee.
COMPRA GARANTIDA Além de um site de compra e venda, o Mercado Livre tem sido uma importante ferramenta de democratização do comércio e das finanças. A empresa tem mais de 80 milhões de usuários únicos no ecossistema. Nos últimos anos, avançou em inovação para melhorar a jornada de compra e oferecer uma experiência segura para os clientes. Para isso, o Mercado Livre desenvolveu em soluções de pós-compra, com o Compra Garantida, além da logística própria. Hoje, a entrega ocorre no mesmo dia para mais de 100 cidades no Brasil, em até um dia para 2,1 mil cidades (alcançando 75% das entregas), e em até dois dias para outras 2,6 mil cidades, totalizando 90% das vendas.
Recentemente, a companhia inaugurou quatro novos centros de distribuição no estado de São Paulo, aumentando para mais de 2 milhões de pacotes a sua capacidade diária de transação logística, além do anúncio da parceria com a Gol Linhas Aéreas, em uma operação dedicada de aviões para transporte exclusivo de cargas, com a entrega de seis aeronaves até 2023, onde espera-se reduzir em até 80% o tempo de entrega para rotas mais longas, como as regiões Norte e Nordeste, e em até 50% em rotas médias, como Centro-Oeste. “Nosso papel requer um constante trabalho de curadoria alinhado à comunicação e muito ligado à tecnologia, que é uma aliada estratégica na criatividade de gerar experimentação de produtos e serviços de forma inteligente, mesclando ousadia e inovação com uma visão crítica para otimizar os recursos”, afirmou Yunes.
“Se hoje somos conhecidos por ter a entrega mais rápida do Brasil, isso é reflexo da constante inovação de nossos atributos funcionais alinhados diretamente com nossa estratégia de construção e reputação da nossa marca.” A maior vitrine virtual de produtos da América Latina tem, agora, seu nome no topo do mundo das marcas.
Fonte: IstoÉ Dinheiro