Uma das frentes de avanço é o conceito de lojas oficiais dentro do marketplace – projeto que a companhia tem apenas no Brasil
Por Livia Campos
Com o objetivo de fortalecer e ampliar sua presença no mercado brasileiro, o Mercado Livre prepara uma série de novidades em frentes como logística, lojas parceiras e operações financeiras. O varejista anunciou seus próximos investimentos ontem (31), no evento MeliXP 22 – Mercado Livre Experience. No Brasil, São Paulo é o principal estado de atuação da companhia. No entanto, segundo Cesar Hiraoka, Diretor de Marketplace do Mercado Livre, a perspectiva é crescer em outros grandes estados. Uma das frentes de avanço é o conceito de lojas oficiais dentro do marketplace – projeto que a companhia tem apenas no Brasil. Trata-se de uma espécie de perfil verificado, com o objetivo de gerar mais credibilidade na hora das vendas. Atualmente, são cerca de 1.500 parceiros oficiais, e a meta é que esse número aumente cada vez mais.
Reforço em Logística
O Mercado Livre possui cerca de 3.000 agências atendendo o Brasil inteiro, principalmente a região Sudeste. Os espaços funcionam como pontos de apoio para entrega e retirada dos produtos comprados online. De acordo com Luiz Vergueiro, Diretor Sênior de Logística do Mercado Livre, a novidade é que, agora, o cliente pode fazer devoluções de itens na agência mais próxima, onde as equipes são responsáveis até por aplicar as etiquetas do produto. No Brasil, o marketplace tem sistema de entregas no mesmo dia em cerca de 100 cidades. Outros 2.100 municípios são atendidos em no máximo um dia e 4.700 recebem as encomendas em até dois dias. Recentemente, o Mercado Livre anunciou outro reforço em sua logística, em parceria com a Gol Linhas Aéreas.
Novidades em Pagamentos
Com um total de 38 milhões de usuários, o Mercado Pago soma 10 milhões de vendedores que usam sua tecnologia. A fintech do Mercado Livre passará a disponibilizar novas funcionalidades, conforme revelaram Gabriela Szprinc, Head de Pagamentos para PMEs do Mercado Pago, e Daniel Davanço, Head de Pagamentos para Empresas do Mercado Pago. O principal lançamento é o Pix e Saque, onde uma pessoa pode encontrar um estabelecimento parceiro do Mercado Pago no app, fazer uma transferência Pix do valor que tem na sua conta e retirar em dinheiro no estabelecimento. O objetivo é permitir que o cliente evite se locomover até uma agência, além de fazer o dinheiro do estabelecimento circular.
Fonte: GiroNews