Por Money Lab
Quem já comprou óculos sabe o quanto é difícil escolher, em pouco tempo, o modelo adequado. Quando tem grau envolvido, as inúmeras opções de lente ficam embaçadas no pensamento do cliente, que muitas vezes opta pela peça mais simples por não entender os benefícios dos tratamentos. O Mercadão dos Óculos encontrou uma solução para a questão.
“Desenvolvemos um aplicativo que simula todos as conveniências das lentes. Dessa maneira, o cliente escolhe modelo e lente com assertividade e conforto, por meio de um tablet, no momento da compra”, diz Gustavo Freitas, CEO da rede, em entrevista ao MoneyLab.
Essa tecnologia somada ao ambiente descontraído das lojas e produtos de qualidade – de produção própria – resumem a fórmula de sucesso do Mercadão dos Óculos. Com mais de 700 franquias espalhadas pelo Brasil, o negócio mira expansão para o Nordeste e projeta fechar 2023 com R$ 650 milhões em faturamento – um salto de 40% em relação a 2022. Já a projeção para 2024 é chegar em R$ 1 bilhão de faturamento.
Franquia premiada
O modelo de negócio angaria, anualmente, dezenas de prêmios. Durante cinco anos consecutivos, o Mercadão dos Óculos recebe o selo de excelência em franchising da Associação Brasileira de Franquia (ABF). A revista Pequenas Empresas Grandes Negócios também reconhece o trabalho da marca ao condecorar a empresa, por seis anos seguidos, com o selo de franquia 5 estrelas.
O reconhecimento dos franqueados é outro importante ponto que impulsiona o avanço da marca. Hoje, 100% das 700 lojas espalhadas pelo Brasil são franquias. “Mais de 50% dos parceiros são multifranqueados. As pessoas geralmente utilizam o lucro da primeira loja para promover as demais inaugurações”, conta Freitas.
Negócio atrativo
Com opções de investimento inicial que variam de R$ 194 a R$ 257 mil, a franquia atrai perfis como professores, jovens estudantes e vendedores, que trocam as suas antigas profissões para empreender. O modelo de negócio projeta retorno do aporte inicial em 18 meses, e prevê faturamento médio mensal de R$ 75 mil, com 25% de rentabilidade.
A fabricação própria da maior parte das armações e lentes é um dos trunfos do negócio. A dinâmica permite que os franqueados contem com taxas atrativas de rentabilidade, o que eleva o potencial de expansão das franquias.
“A marca própria de lente veio para catalizar a empresa. Isso dá ao franqueado uma margem interessante e viabiliza a abertura de lojas em municípios com menos de 20 mil habitantes. Uma das nossas metas de 2023 é consolidar mais operações nessas cidades menores”, diz Freitas. Para este ano, o executivo projeta a abertura de, ao menos, 168 lojas.
Não são só os números que crescem com a lapidação do negócio. O reconhecimento do mercado também está em ascensão. No ano passado, o Mercadão dos Óculos subiu da 42ª para 30º colocação no ranking de franquias da ABF.
Tecnologia em foco
Para além de otimizar o processo de venda, a tecnologia permeia todo o negócio. “Temos uma empresa do grupo dedicada a projetar as melhores soluções para alavancar a operação em diversas frentes”, afirma Freitas.
A inovações são usadas para promover processos administrativos e também oferecer diferentes experiências aos clientes e parceiros. Um dos projetos mais recentes é a implementação de uma loja no Metaverso. “A experiência tem como objetivo apresentar a operação a potenciais investidores que estão distantes geograficamente das lojas físicas”, conta o executivo.
Fonte: Infomoney