De olho em capilarização e crescimento orgânico, rede vendeu mais unidades desde o ano passado do que as que tinha em operação em 2019
Por Paulo Gratão
A pandemia chacoalhou os planos de expansão da maior parte das redes de franquias brasileiras. Em alguns casos, para o bem. A Mercadão dos Óculos é um desses exemplos. A marca trabalhou para apoiar as unidades na manutenção das vendas, mas aproveitou para desembaçar as lentes e trabalhar a visão periférica na expansão: resolveu crescer para os lados. Desde março de 2020, a rede vendeu 317 novas franquias, sendo 40% para cidades pequenas, com mais de 30 mil habitantes. Delas, 80% foram compradas por multifranqueados que já têm outras unidades da rede.
A marca tinha 237 franquias no final de 2019, e agora soma 566, sendo que 432 já estão em funcionamento. O resultado do ano passado ajudou a rede a escalar o ranking das maiores redes em operação no Brasil em 2020 e figurar entre as 50 maiores da Associação Brasileira de Franchising (ABF) pela primeira vez. O objetivo é subir ainda mais degraus em 2021, com 530 franquias em funcionamento – 30% das inaugurações devem acontecer em localidades pequenas. “No mês passado, implantamos 22 lojas no Brasil todo, e nove foram em cidades abaixo de 30 mil habitantes”, afirma o CEO da marca, Gustavo Freitas.
A abertura de unidades também ajudou no crescimento das vendas: entre março de 2020 e março de 2021, o faturamento da rede cresceu 15%, e o tíquete médio evoluiu cerca de 30%. A meta agora é chegar a R$ 300 milhões em receita em 2021, 40% a mais do que no ano passado. “O consumidor ainda quer experimentar os óculos, ver como fica. Mesmo que ele veja no catálogo virtual, quer conhecer pessoalmente. Também ficou claro que o cliente quer investir mais em lentes do que antes da pandemia, prezando pela proteção contra a luz azul, por exemplo.”
O franqueador diz que, em muitas cidades, principalmente nas menores, as óticas permaneceram abertas, por se tratar de serviços essenciais, o que também ajudou no resultado. A Chilli Beans também já disse a PEGN ter se beneficiado com a questão em alguns municípios.
O setor ótico, como um todo, está mais otimista. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Óptica (Abióptica), o mercado avançou 22% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período no ano passado. A projeção é fechar 2021 com um crescimento de 9,1%.
Apesar de ter acelerado durante a pandemia, a Mercadão dos Óculos começou a olhar mais atentamente para cidades pequenas ainda em 2018. “Fizemos o piloto em municípios menores, que circundavam grandes praças, como São Paulo e São José do Rio Preto, porque os franqueados tinham interesse em crescer, mas não tinha espaço dentro das cidades. Isso acabou dando muito certo: além de o modelo de negócio ter um custo operacional e de implantação mais baixo, tem uma alta procura”, afirma Freitas.
A logística sempre é um dos principais gargalos mencionados por franqueadores quando o assunto é interiorização. Segundo dados divulgados pela ABF no início do ano passado, 55% das cidades brasileiras não tinham unidades franqueadas. Freitas diz que a manutenção do estoque nessas regiões, no entanto, não é um problema: os produtos podem ser transportados pelos Correios. Além disso, boa parte das lojas são comandadas por multifranqueados, que também dispõem de estabelecimentos em centros urbanos maiores nas proximidades.
O franqueador afirma que as franquias em cidades com menos de 50 mil habitantes contam com o mesmo portfólio de produtos próprios e terceirizados das demais e que também é disponibilizada a tecnologia VisionLens, que simula lentes com um tablet – o franqueado decide se vai aderir. Atualmente, 95% da rede já opera com a ferramenta, responsável por incrementos de até 20% no faturamento, segundo Freitas.
Para estimular a expansão em cidades de pequeno porte, a Mercadão dos Óculos reduz os valores de investimento inicial. O aporte total para essas áreas é a partir de R$ 150 mil, com taxa de franquia média de R$ 50 mil. Nos grandes centros, o valor pode ser acima de R$ 300 mil, com taxa de franquia de R$ 70 mil.
Fonte: PEGN