Apesar do cenário econômico desafiador, o Méliuz – empresa que devolve em dinheiro parte do valor gasto em compras (cashback) – fechou o ano com um aumento de 250% no volume de vendas feitas através do site www.meliuz.com.br, em relação a 2015. De janeiro a dezembro de 2016, o Méliuz retornou R$ 14,3 milhões aos seus clientes, um aumento de 220% em relação ao ano anterior.
Segundo Israel Salmen, CEO da empresa, o crescimento superior aos 11% registrados pelo comércio online brasileiro em 2016 – faturamento de 53,4 bilhões anual (ABComm) – se deu graças a três fatores: time forte, planejamento e crise. “Com a crise, as pessoas têm procurado alternativas para gastar menos. A internet acaba sendo a solução, pois permite ao consumidor pesquisar preços e, quase sempre, oferece melhores condições. Neste contexto, o Méliuz se torna uma forma de ganhar dinheiro e não só uma maneira de economizar”, explica Salmen.
Porém, o sucesso da empresa não é resultado apenas do crescimento do mercado. Para o Méliuz, o ano foi marcado por grandes conquistas e investimentos. Em fevereiro foi lançado o Super Cashback, que oferece produtos selecionados com maior porcentagem de dinheiro de volta. Em setembro, o Méliuz chegou às lojas físicas e em outubro a empresa fechou uma parceria inédita no mundo, onde o cliente recebe de volta uma parte do valor gasto na compra de imóveis.
“Em 2016, nossa equipe se tornou quatro vezes maior, conquistamos quase um milhão de novos usuários e lançamos o cashback em estabelecimentos físicos. Começamos o ano nos tornando Empreendedores Endeavor e terminamos levando o prêmio de Startup do Ano, concedido pela Associação Brasileira de Startups. Foi muito bom, mas continuamos trabalhando para que 2017 seja ainda melhor para o Méliuz, para nossos parceiros e clientes”, conta Israel Salmen.