50 varejistas foram premiados em duas categorias pelo GPTW. Diversidade foi tema do evento
O varejo é setor de destaque quando o assunto é ambiente de trabalho diverso. As empresas se destacam em representatividade feminina e contratação de jovens.
Abraçando a diversidade como pilar fundamental dentro das organizações, o GPTW (Great Place to Work) premiou, nesta segunda-feira (2), as varejistas com melhor ambiente de trabalho em 2019.
Para se ter ideia, o varejo é o segundo setor com maior representatividade feminina, com mais da metade (56%) do quadro das empresas composto por mulheres e o que mais emprega jovens até 35 anos – eles representam 39% dos colaboradores de varejistas.
Atualmente, o índice de desocupação entre os jovens até 25 anos é de 26,62%, enquanto a taxa total que engloba os adultos é de 12,03%.
Porém, o varejo ainda tem um grande desafio: levar mulheres às posições de liderança. Ainda que mais da metade dos colaboradores sejam do sexo feminino, elas ocupam apenas 14% dos cargos de alta liderança no setor.
Por isso, o tema da premiação de 2019 do GPTW Varejo foi diversidade. A empresa entendeu que um bom ambiente de trabalho é um ambiente agradável para todas as pessoas.
O PRÊMIO
Nesta edição do GPTW Varejo, foram 212 empresas inscritas, mas apenas 50 foram premiadas, divididas entre as categorias Pequenas e Médias empresas e Grandes Empresas.
A alta rotatividade do ranking mostrou como o varejo é um setor competitivo. Cerca de 35% das empresas premiadas em 2019 não estavam entre as 50 melhores no ano.
“Não basta apenas ganhar uma vez. O desafio é se manter no ranking”, afirma Pamela Nielsen, diretora regional do Great Place to Work Brasil.
A 4Bio Medicamentos, uma das premiadas da noite na categoria Pequenas e Médias Empresas, tem 14 anos de existência e está há 6 anos consecutivos entre as 25 melhores empresas para trabalhar da categoria.
Reginaldo Beralde, gerente de RH da empresa, explica que a 4Bio “é um elo que liga as pessoas aos seus sonhos” e atribui a permanência no ranking a uma cultura organizacional bem estruturada e já absorvida pelos colaboradores.
LEVVO
A Levvo, empresa que possui 23 franquias do McDonald’s, foi eleita a melhor varejista para trabalhar entre as pequenas e médias empresas.
A empresa goiana tem o desenvolvimento pessoal para formação de profissionais como um de seus valores. “Gostaríamos de ser um exemplo. Nosso propósito é cuidar das pessoas e do meio ambiente”, afirma Laura Ribeiro, CEO da Levvo.
Recentemente, a empresa contratou seis pessoas refugiadas e outros seis colaboradores transgênero, reforçando seu compromisso com a diversidade dentro da organização.
“Nossa governança é composta por 75% de mulheres e pessoas negras representam 65% do nosso quadro”, completa Laura.
MAGAZINE LUIZA
O propósito do Magazine Luiza é levar a muitos o que é de poucos através de uma plataforma de calor humano. E a empresa faz isso também com as vagas que têm, preenchendo os postos com a maior diversidade possível.
“O que mais estimulamos é a diversidade de ideias e é por isto que os resultados aparecem”, defende Patricia Pugas, diretora executiva de Gestão de Pessoas do Magazine Luiza.
O Magalu entende que equipes diversas são mais produtivas, por isso promoveu um processo de seleção de trainees às cegas. A intenção da empresa é cumprir seu propósito e dar acesso às oportunidades para todos.
As melhores pequenas e médias varejistas para trabalhar em 2019
As melhores grandes varejistas para trabalhar em 2019
Fonte: NOVAREJO