Filho de um dos fundadores do Supermercados Guarani, com quatro filiais em São Paulo, Sandro Barbosa começou aos 14 anos na rede. Hoje, aos 45 anos, é gerente financeiro. Mas seu trabalho vai além disso. Como passou por praticamente todas as áreas, Barbosa se envolve em diferentes projetos. Recentemente, ele e seu pessoal realizaram três iniciativas que, apesar de simples, geraram bons resultados.
Uma delas reduziu em quase 50% as faltas justificadas com atestado de saúde. “Percebemos que o pouco conhecimento sobre cuidados com a saúde fazia muitos funcionários faltarem para ir ao médico”, explica Barbosa. Em algumas situações foram registradas cinco ausências numa única loja, comprometendo a rotina de trabalho. Em parceria com o convênio médico, foi identificado o perfil de saúde dos funcionários. O Guarani passou a promover campanhas com palestras sobre temas de interesse do pessoal, como cuidados com a coluna, reeducação alimentar, prevenção de câncer.
Outra ação foi a integração de novos colaboradores. Antes eles eram orientados apenas sobre o que estava relacionado à sua atividade. Hoje, conhecem também missão, visão e valores da empresa e os objetivos do negócio, além da importância de outros setores. Tudo acompanhado pelo gestor. “O resultado são novatos mais engajados com nossa proposta e uma relação mais próxima com os líderes”, explica.
A terceira iniciativa foi a ampliação do programa jovem aprendiz. Atualmente, a rede emprega 17 jovens em diferentes áreas da empresa (antes o número era bem menor) e oferece curso profissionalizante. “Como temos parceria com o Sebrae, não há gasto com o curso. Conseguimos ficar em dia com o governo, pois o programa é obrigatório, e ganhamos a admiração dos clientes. E o melhor: desenvolvemos futuros funcionários”, explica. Na última abertura de vagas, 200 jovens se inscreveram. Para 2018, Sandro prepara um projeto que visa desenvolver uma relação mais estratégica com fornecedores.
Fonte: Supermercado Moderno