Com 910 restaurantes no país – 51 deles em Minas Gerais – e presença em 3.500 pontos de venda, a rede McDonald’s Brasil tem planos de manter a expansão no país, que está entre os dez maiores mercados do mundo para a empresa. “Ainda somos pequenos para o tamanho do amor que nossos consumidores têm pela nossa marca. Nosso negócio é servir pessoas, e queremos fazer isso cada vez melhor”, disse o vice-presidente de marketing do McDonald’s Brasil, Roberto Gynipek.
O executivo explica que Minas Gerais representa o terceiro mercado da companhia. “Além de ser um mercado muito qualificador, o mineiro é um público exigente, que sabe o que quer. Sempre que temos um produto com mais especificidade, com características e qualidades distintas, sabemos que Minas é um dos lugares importantes de se lançar e de ter um feed-back do consumidor”, explicou Gynipek.
Assim, a companhia tem um plano de crescimento para o Estado. “Este ano, serão abertos entre 50 e 60 restaurantes da rede, e 10% deles serão em Minas Gerais. A previsão é manter esse ritmo nos próximos anos”, calculou o executivo.
Gynipek acredita que, no decorrer dos próximos anos, isso vai intensificar-se pelo potencial que o Estado apresenta. “Acreditamos que a retomada da economia vai colocar Minas Gerais numa posição melhor ainda diante do Brasil”.
Com 50 mil empregos gerados no Brasil, sendo mais de 2.300 deles em Minas Gerais, Gynipek disse que o McDonald’s é a empresa que dá mais oportunidades de primeiro emprego no Brasil. “Capacitamos todos esse jovens para a entrada no mercado de trabalho”, comemorou.
Confiança. Gynipek disse que a companhia acredita muito no país. “O brasileiro está passando por uma fase de depuração de valores, de conceitos, mas isso vai deixar um legado muito importante para as próximas gerações. O McDonald’s acredita neste país porque ele tem um potencial muito grande de crescimento, um potencial de melhoria da economia, e um negócio como o nosso, que é de comida rápida e de oferecer soluções de conveniência, pode ter um espaço importante como solução no dia a dia dos consumidores”, explicou.
Para o executivo, a companhia vai sempre mudar se isso for importante para os consumidores, trazendo novas linhas, novos produtos. “Sempre que for relevante para o consumidor, vamos estar preparados para inovar e mudar”, concluiu.
Perfil. O franqueador precisa ter o perfil do empreendedorismo, estar no dia a dia da operação junto aos funcionários. “É um negócio de serviço de atender as pessoas”, diz Roberto Gynipek.
Números
51 restaurantes McDonald’s em MG, sendo 21 em BH
2.300 empregos diretos gerados em Minas Gerais
Perspectivas. Há 15 anos não tem um novo franqueado, mas o McDonald’s deve reabrir as franquias no próximo ano; As vendas da rede têm sido impulsionadas por conta de uma combinação entre produtos de qualidade, conveniência e novidades nas sobremesas; “Mistura de produtos premium, produtos clássicos e novidades tem feito a diferença no nosso resultado”, diz Gynipek.
Empresa investe de R$ 12 milhões a R$ 15 milhões
O mercado brasileiro representa, para a rede McDonald’s, 50% das vendas para a América Latina. “O Brasil ocupa a oitava ou nona operação, varia conforme a exposição cambial. Estamos entre as dez principais operações do sistema McDonald’s no mundo”, contou o vice-presidente de marketing da companhia, Roberto Gynipek.
Com lançamentos que acontecem todos os meses, Gynipek informou que a empresa tem um orçamento robusto que varia entre R$ 12 milhões e R$ 15 milhões por lançamento. “Na linha Signature, que é premium, temos três lançamentos por ano. Temos um orçamento de marketing feito para poder trazer um bom resultado nas vendas e na imagem da marca num ano de economia complexa que estamos vivendo”, contou o executivo.
O investimento do marketing é em mídia, ativações e digital. “Temos um orçamento robusto para dar sustentação, construir conceito e divulgar bem os nossos produtos e lançamentos”, explicou.
Nesta semana, foram quatro lançamentos de inverno simultâneos – o sanduíche Signature Caprese, McFritas 4 Queijos, Banana Split dos Minions e o McFlurry Língua de Gato, que já estão no menu do McDonald’s.
Para Gynipek, o importante é ter uma marca de credibilidade aliada ao conceito de saudabilidade.
Fonte: O Tempo