A Mastercard anunciou que lançará em breve uma nova tecnologia chamada Identy Check, que deve tornar mais fácil e seguro o pagamento de contas pelo smartphone.
A ferramenta funciona com impressões digitais dos clientes e reconhecimento facial para autorizar pagamentos ao invés de senhas. É necessário baixar o aplicativo Mastercard e tirar um selfie. Uma foto armazenada anteriormente será utilizada para autorização de contas e compras futuras.
Para evitar fraudes e que golpistas usem uma foto no lugar da selfie, o app pede que o utilizador dê uma piscada para confirmar ser ele mesmo. A empresa avalia seu novo serviço vai “acelerar dramaticamente” compras on-line.
A tecnologia já foi testado em os EUA, Canadá e Países Baixos e foi muito bem bem sucedida, uma vez que agora está sendo estendido a 12 países europeus, incluindo Reino Unido. Não há previsão de quando, e se, ela chegará ao Brasil.
Presidente da divisão de segurança da empresa financeira, Ajay Bhalla acredita que essa é a tendência do mercado. Disse ele:
Senhas são um empecilho. Elas são extremamente fáceis de esquecer, desperdiçam nosso tempo e não são realmente seguras. A biometria está transformando as transações online tão seguras e simples quanto compras presenciais.
Uma pesquisa feita pela própria Mastercard mostra que 93% das pessoas que participaram dos testes aprovam a conveniencia do sistema biométrico e uma parte significativa acredita também que isso será útil para evitar fraudes. Mais da metade das pessoas recomendariam o novo sistema para amigos e familiares.
Enquanto as empresas trabalham pela popularização de sistemas biométricos, que já estão na mira de hackers, pesquisadores já tentam usar o corpo humano como uma chave criptográfica.