Com a implementação de analytics, a empresa reduziu em 97% o tempo de implementação de novas aplicações, aprimorando produtividade e reduzindo custos
Utilizar dados para aprimorar a inteligência das estratégias empresariais está mudando a percepção de gestão das empresas. Investir nesse tipo de tecnologia parece não ser mais apenas uma opção, mas uma grande necessidade. Para aprimorar seus processos internos, a Martins Atacadista adotou um software para otimizar a autonomia de análise a todos os seus departamentos.
A ferramenta SAS Visual Analytics foi implementada em setembro de 2014 como um projeto piloto de BI com exploração de dados da equipe de TI, que necessitava de uma ferramenta flexível para testes e prospecções na área de negócios. Desde então, a solução incorporou a gestão e operação dos dashboards de análise, substituindo as tarefas do sistema de BI tradicional da empresa.
Nilton Mayrink, CIO da Martins Atacadista, aponta que a adoção da tecnologia trouxe uma série de resultados significativos desde que foi adquirido. O principal deles foi uma redução de 97% no tempo de implementação das aplicações, de três meses para apenas três dias. “Com isso ganhamos agilidade na camada de decisões, sem a necessidade de empregar grandes equipes e direcionar recursos a terceiros”, explica.
Além da redução de custos, a ferramenta também proporcionou aumento da produtividade. Somente na área de negócios, o numero de analistas passou de três para 84 colaboradores, além de expansões significativas em outros departamentos, como Marketing e Vendas. Para os próximos meses, Mayrink espera atingir a marca de 1.500 usuários, o que representa cerca de 30% da empresa, com expectativa de atingir todos os funcionários propensos a utilizarem a ferramenta.
A empresa também adotou uma ferramenta voltada a geração e gestão de dados para campanhas para aprimorar a assertividade nas campanhas e ações de marketing. “Utilizamos a solução para fazer ações segmentadas com os públicos propensos a comprar mais ou adquirir novos produtos e focar menos naqueles que já comprariam independente da campanha. Com isso, interagimos da melhor forma com os nossos clientes por meio de todos os canais, sejam eles tradicionais ou digitais”, aponta Mayrink.
O executivo está em sintonia com a visão do mercado de que o consumidor está em constante transformação e cada vez mais exigente em todos os canais, querendo experiências de compra cada vez mais personalizadas. “Portanto, a vantagem de negócios estará cada vez mais no campo de batalha tecnológico, em que a inteligência de dados desempenha papel fundamental”, define.