Por Cibele Bouças | A rede de atacarejo Mart Minas, nona maior supermercadista do Brasil e segunda maior de Minas Gerais, segundo o ranking de 2022 da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), ajustou o plano de expansão após adquirir 50% do capital da Dom Atacadista, do Rio, em março do ano passado. A companhia mantém o plano de chegar a 75 lojas da Mart Minas até 2025, mas com expansão mais lenta em 2022 e 2023. No caso da Dom Atacadista, a meta de expansão caiu de 16 lojas para 10 em dois anos. Até 2025, no entanto, a meta continua sendo chegar a 30 lojas.
“Mart Minas é hoje a maior empresa de atacarejo em Minas. O grande objetivo nosso é atingir 75 lojas até 2025. O plano de expansão do Dom Atacadista foi revisto”, afirmou Filipe Martins, diretor comercial e de marketing da rede mineira. O executivo disse que por causa da liberação de terreno e burocracias na obtenção de alvarás para funcionamento, algumas obras acabam atrasando, o que fez com que a meta de aberturas ficasse menor em 2022 e 2023.
A companhia pretende atingir receita total de R$ 16 bilhões com as duas bandeiras ao fim de 2025, ante R$ 8,3 bilhões no ano passado. A receita cresceu 28% em 2022, em relação ao ano anterior, considerando as duas redes somadas. A previsão de faturamento para este ano não é informada. No ano passado, a companhia subiu três posições no ranking da Abras, para a nona colocação.
A meta do Dom Atacadista antes da entrada do novo sócio era abrir 6 lojas em 2022 e 10 neste ano, saindo de 8 unidades para 24. No ano passado, a rede abriu 5 lojas e a previsão para 2023 é inaugurar outras 5, segundo Martins. “A gente vem aportando conhecimento e recursos financeiros para dar velocidade à expansão no futuro. A meta é chegar a 30 lojas até 2025”, acrescentou.
Em momentos de bolso apertado as pessoas buscam mais o atacarejo”
A companhia contratou no ano passado o ex-vice-presidente de varejo da Ambev Caio Lira para ser diretor-geral do Dom Atacadista. Neste mês, a empresa conclui a implantação do sistema de gestão empresarial (ERP, na sigla em inglês), que será o mesmo nas duas redes.
De acordo com Martins, a expansão do Dom se manterá restrita ao Rio de Janeiro e a da Mart Minas, em Minas Gerais. A varejista de Divinópolis (MG), que sempre teve atuação concentrada no interior do Estado, vai abrir a primeira loja em Belo Horizonte neste ano. A unidade será instalada na Linha Verde, via expressa que liga a capital ao aeroporto de Confins.
Outras três unidades estão previstas para serem abertas na capital mineira em 2023. As unidades são de 5 mil a 6 mil metros quadrados de área construída, com oferta de 10 mil itens e estacionamento coberto.
A empresa abriu uma unidade da Mart Minas em abril em Curvelo (MG). Na semana que vem, deve inaugurar outra unidade em Caratinga (MG). Neste ano, o plano é abrir sete lojas da rede, ampliando para um total de 64 unidades em operação no Estado.
Segundo a Associação Mineira de Supermercados, o setor supermercadista investiu R$ 1,3 bilhão em 2022, para abrir 89 unidades, chegando a um parque de 10.753 lojas no Estado. O setor cresceu 7,93% em 2022, alcançando um faturamento de R$ 68,4 bilhões. Para 2023, a previsão é de um crescimento real de 2,9%.
Martins disse que os meses de janeiro e fevereiro foram duros em faturamento, mas houve uma melhora nas vendas de março. Segundo dados da Abras, o consumo teve uma alta real (descontada a inflação) de 1,98% no primeiro trimestre, em relação ao mesmo período de 2022. Em março, o crescimento foi de 4,58% na comparação anual.
“O atacarejo ainda tem a melhor performance entre os canais por dois motivos, abertura de lojas e volume de vendas. Em momentos de bolso apertado as pessoas buscam mais o atacarejo para economizar”, afirmou o diretor. De acordo com a Nielsen, o atacarejo responde por 48% do faturamento do setor supermercadista.
Na área social, a Mart Minas investiu R$ 8,4 milhões em ações sociais, beneficiando 178 instituições e atingindo 3 milhões de pessoas. Um dos projetos é o Troco Solidário, que no ano passado beneficiou 54 instituições. Os colaboradores convidam os consumidores a fazerem uma doação voluntária, que é registrada no cupom fiscal.
O Mart Minas também faz uso de leis de incentivo federal e estadual, como Lei Rouanet, Lei de Incentivo ao Esporte, Fundo para Infância e Adolescência, Fundo do Idoso, entre outros. Em 2022, a rede apoiou 30 projetos com mais de R$ 3,8 milhões em leis de incentivo, com impacto para 480 mil pessoas. Também foram destinados R$ 600 mil a doações e patrocínios diretos para 94 instituições.
Fonte: Valor Econômico