Entre setembro e dezembro de 2016, o total de sellers – vendedores que disponibilizam seus produtos dentro de um Marketplace – cresceu cerca de 24%. Em números absolutos, esse valor refere-se a 5.017 em setembro, no início da análise, e 6.246 em dezembro, no final. Os dados são do estudo Panorama dos Marketplaces no Brasil, realizado pela Precifica, em parceria com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). O rápido crescimento deve-se à popularização do modelo virtual de negócio no país, que, por conta das facilidades e benefícios, tem atraído diversos empreendedores.
“Os e-consumidores brasileiros estão gradativamente preferindo comprar em Marketplaces, o que representa uma grande oportunidade de negócio no país. Em função dessa tendência e utilizando como referência o mercado norte-americano, é possível afirmar que esse número tende a aumentar nos próximos meses”, explica Mauricio Salvador, presidente da ABComm.
O departamento de artigos para bebês, que vem se destacando e evidencia sua grande demanda, registrou a maior taxa de crescimento no número de ofertas totais com 44,6%. Os segmentos de TVs e Vídeo e de Eletroportáteis, que engloba itens como liquidificador, aspirador de pó e cafeteira, aparecem em seguida, com 39,8% e 34,5%, respectivamente.
Móveis e Decoração tem a maior quantidade de sellers; Alimentos e bebidas a menor
Os departamentos com maior quantidade de sellers no período são Móveis e Decoração, com 2.032, Esporte e Lazer com 2.012, e Automotivo, com 1.990. Já as categorias com menor números de vendedores foram Alimentos e Bebidas, com 388, Relógio e Joias, com 608 e Cama, Mesa e Banho, com 668.
O departamento de Alimentos e Bebidas é o que possui menor quantidade de sellers, com 67% menos concorrentes do que a média, e por isso representa uma oportunidade de negócio para quem pretende investir em um cenário menos competitivo. Já o departamento de Móveis e Decoração é acirrado, com 70% mais concorrentes que a média.
Lojistas se unem com bandeiras para alcançar novos consumidores
O estudo aponta que, em setembro, o número de ofertas totais (soma das ofertas de sellers e das bandeiras) foi de 5,5 milhões, e atingiu 6,5 milhões em dezembro, o que representou um crescimento 19,8% no período. Considerando apenas as ofertas de sellers, o aumento foi de 19,9%, saindo de 3,7 milhões para 4,5 milhões no mesmo período. Por outro lado, as ofertas das bandeiras que somavam 1,7 milhão em setembro, cresceu para 2 milhões em dezembro, o que representou uma variação de 19,7%. “Esse aumento mostra que os vendedores têm se aproximado das bandeiras a fim de conquistar novos clientes e fidelizar os antigos”, conclui Salvador.
Fonte: E-commerce News