A rede de moda feminina Marisa adotou o SAS Office Analytics para automatizar e gerenciar seus dados. Com cerca de 400 lojas físicas, loja virtual, além de uma divisão de produtos e serviços financeiros, um dos desafios da empresa passou a ser o de absorver e administrar o grande volume de dados gerado e utilizá-los de forma inteligente.
Leandro Badann Massai, responsável pela Área de Modelagem Estatística e Analytics da Marisa, conta que, para fazer parte a um mercado cada vez mais competitivo, que requer tomadas de decisões rápidas e acuradas, um dos principais ganhos da ferramenta é a redução do tempo na elaboração de modelos preditivos e estudos estratégicos. “Construir um ambiente de dados analíticos, de alta complexidade e em larga escala, se tornou essencial para a avaliação e crescimento do nosso negócio. Conhecer e prever o comportamento do cliente faz toda a diferença”, afirma.
A solução está atendendo a Diretoria de Produtos e Serviços Financeiros e Massai lembra que, nos três meses iniciais, já foi possível montar um ambiente analítico de rotinas agendadas para rodar em batch (processamentos de dados em lote de tarefas) e criar books de variáveis preditoras para desenvolvimento e implantação dos modelos.
Outro benefício registrado pela companhia é a diminuição do tempo de implementação dos projetos. “Sem intervenção manual e com processo 100% automático, a redução do tempo de execução dos modelos passou de 16 horas para apenas quatro horas. Isso representa uma diminuição de 75% do tempo total gasto anteriormente. Conseguimos dar uma velocidade incrível para o desenvolvimento dos modelos, assim como mais agilidade para implantá-los”, ressalta o executivo.
Fonte: ITF 365