Pelo menos 50 mulheres se reuniram no Pantanal Shopping, no último sábado, 19, para participar de um grande ato em prol do aleitamento materno. “O Mamaço com Papai Noel” – como o evento foi batizado – foi criado depois que a gerente administrativa, Manaíra Filgueiras foi constrangida a amamentar seu bebê em um dos fraldários. O episódio foi registrado na última sexta-feira, 18.
Ao Olhar Conceito, ela explicou que uma funcionária do local, que atua como assistente do Papai Noel sugeriu que ela se deslocasse até o espaço mais reservado. Ela ainda relatou que a funcionária insistiu para que ela deixasse aquela área.
Em depoimento no grupo “Aonde não ir em Cuiabá”, Manaíra relatou o ocorrido na última quinta-feira (17), destacando que chegou a pensar em registrar um boletim de ocorrência sobre a situação, mas acabou desistindo. Ela ainda deixa claro seu direito de amamentar a filha em locais públicos, pois está respaldada por lei estadual.
No grupo, uma das criadoras do evento defendeu: “Uma afronta ainda existir pessoas que sexualizam esse momento, ou acham absurdo. Pelo fim desse preconceito desenfreado”.
Em nota ao Olhar Conceito, a direção do estabelecimento lamentou o episódio e asseverou realizar treinamentos com sua equipe.
“O Pantanal Shopping informa* que foi instaurado um processo interno para apurar os fatos narrados junto a promotoria. Esclarecemos ainda que esta conduta não condiz com os valores do shopping e que realizamos treinamentos constantes com a equipe para abordagem e tratamento com o público de forma geral, sempre reforçando os valores baseados na ética, respeito, humildade e transparência. Após tomar conhecimento do evento “Mamaço”, informamos ainda que o shopping está de porta abertas e que disponibilizará cadeiras de amamentação, fraldas e carrinhos de bebê na decoração de Natal em prol da causa.”