Por Leandro Luize
Nos últimos 90 dias até 10 de março, as três maiores farmácias do Brasil engajaram um volume recorde de 18,1 milhões de pessoas no ambiente online. É o que aponta o mais novo estudo da consultoria Zeeng, que monitora a performance digital das marcas.
O Panorama Farmacêutico teve acesso exclusivo ao levantamento, que mapeou as duas bandeiras da Raia Drogasil – Drogasil e Droga Raia – e a Drogaria São Paulo, do Grupo DPSP.
O site da Droga Raia registrou o maior tráfego no período, totalizando 8,9 milhões de pessoas impactadas, bem à frente dos 4,9 milhões da Drogasil e 4,3 milhões da Drogaria São Paulo.
A Raia também lidera no quesito ativo social, que avalia o número de seguidores no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. “É uma marca que claramente se posicionou no imaginário dos consumidores, tanto que mais de 50% de acessos se dá pela busca orgânica no Google”, avalia Eduardo Prange, CEO da Zeeng.
Ativo das maiores farmácias do Brasil nas redes sociais: escore digital das maiores farmácias do Brasil
No entanto, a realidade das maiores farmácias do Brasil muda quando o assunto é o escore digital. A nota atribuída pela consultoria leva em consideração a audiência das postagens nas redes sociais (peso 4), a veiculação de notícias na web (3,5) e o posicionamento no Google Analytics (2,5).
Líder no contingente de seguidores, a Droga Raia cai para a terceira posição nessa pontuação. A Drogasil está à frente, seguida pela Drogaria São Paulo.
Escore digital das farmácias
“A Droga Raia ostenta um excelente ativo, mas pouco aproveitado em comparação aos outros dois players, tanto que veiculou somente 57 posts nas redes sociais nos últimos 90 dias. Considerando esses canais, a pontuação dela é de apenas 1,85”, explica.
Nas mídias sociais, é a Drogaria São Paulo que está mais bem ranqueada. Seu escore chega a 2,35, fruto de um intenso fluxo de postagens – 291. Ela é dona de cinco dos seis posts campeões de audiência, todos no Instagram.
“Em que pese o fato de a Raia Drogasil ser uma companhia de capital aberto e mais sujeita a restrições na divulgação, a São Paulo explora com muito mais eficácia o alcance das redes, investindo em temas de maior alcance populacional, como os genéricos e a lista de medicamentos inseridos no Farmácia Popular”, acrescenta Prange.
Segundo o especialista, outro fator positivo para a Drogaria São Paulo é a maior diversidade no engajamento. “São 24 mil inscritos no YouTube, quase o dobro da Droga Raia. E a marca também lidera em seguidores no Twitter, com 5,9K contra 2,7K da Drogasil”, revela.
Presença na imprensa
Responsável pelo maior escore digital, a Drogasil colhe os resultados especialmente por conta da maior presença em inserções espontâneas na imprensa – 389, contra 148 da Drogaria São Paulo e 115 da Raia. “A exposição na grande imprensa e na mídia setorial despontam como caminhos estratégicos para atrair engajamento e contribuem para diversificar as fontes de tráfego.
A Drogasil é a mais equilibrada nesse quesito, considerando tráfego direto (36%) e busca orgânica (31%).
Fonte: Panorama Farmacêutico