Edição 2021 do Ranking “300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro”, da SBVC, evidencia que grandes e médias varejistas ganharam market share na crise
Por Redação
Em um dos anos mais desafiadores da História, as principais empresas do varejo brasileiro mostraram resiliência, capacidade de inovação e aceleração das iniciativas digitais. Com isso, continuaram a crescer acima da média. A edição 2021 do ranking “300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro”, desenvolvido pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) revela que, em 2020, a pandemia não foi capaz de impedir a expansão das maiores empresas do setor. O crescimento das maiores varejistas no ano passado foi de 12,6%, quase o dobro dos 6% de crescimento nominal do varejo (segundo o IBGE).
Fruto de um profundo trabalho de pesquisa, coleta de dados e análise realizado pela SBVC com apoio técnico da BTR-Educação e Consultoria, Varese Retail, Centro de Estudo e Pesquisa do Varejo (CEPEV – USP) e Käfer Content Studio, a nova edição do Ranking mostra que as grandes e médias empresas abraçaram a transformação digital e souberam se reinventar diante da crise. “O varejo se mostrou capaz de continuar a crescer e abrir lojas, ao mesmo tempo em que se fortaleceu digitalmente e identificou novas oportunidades de relacionamento com os clientes. As 300 empresas que fazem parte do Ranking são 300 vencedoras, com incríveis histórias de superação e reinvenção”, analisa Eduardo Terra, Presidente da SBVC.
A edição 2021 do Ranking mostra que as 300 maiores empresas do varejo brasileiro tiveram no ano passado um faturamento bruto de R$ 795,219 bilhões. O Carrefour lidera a lista, com um faturamento bruto de R$ 74,749 bilhões. O spin off da rede Assaí formou a segunda maior varejista brasileira, enquanto o GPA Alimentar ficou na quinta posição. Com isso, o top 5 deste ano é formado por Carrefour, Assaí, Magazine Luiza, Via Varejo e GPA Alimentar. Essas cinco empresas somaram um faturamento de R$ 216,602 bilhões, 5,4% mais que na edição anterior e 27,24% do faturamento das 300 maiores.
“As maiores empresas do varejo brasileiro aceleraram sua jornada de transformação digital, conseguiram encontrar oportunidades de captura de valor e se fortaleceram em meio à crise”, afirma Alberto Serrentino, fundador da Varese Retail e vice-presidente da SBVC. “O aumento de 75% na penetração digital em 2020 fez com que o grande varejo se tornasse ainda mais produtivo e eficiente, agora incorporando o digital como uma prioridade estratégica”, acrescenta.
Um dado que mostra o nível de evolução da transformação digital do varejo durante a pandemia é o número de empresas do ranking que vendem online, que saltou de 54% para 70% em apenas 12 meses. O grande destaque ficou para os supermercados, em que, pela primeira vez, mais de 50% das empresas da lista está online. O número de redes do setor que passaram a contar com um canal digital mais que dobrou em 2020: 76 empresas contam com um e-commerce. Nos demais segmentos do Ranking, pelo menos 74% das empresas listadas têm operação online (na edição anterior eram 60%). “A transformação digital já havia entrado no mapa do setor antes mesmo da pandemia, mas a crise acelerou muito o processo. Outro ponto marcante desse processo é a presença de 99 empresas operando marketplaces próprios ou atuando em marketplaces de terceiros. Esse movimento acelera ainda mais a digitalização e deixará consequências muito positivas no longo prazo”, comenta Eduardo Terra.
Números relevantes:
Os principais destaques da edição 2021 do Ranking “300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro” são os seguintes:
As 300 maiores empresas faturaram R$ 795,219 bilhões em 2020. Considerando as 195 empresas que divulgaram seus faturamentos brutos em 2019 e 2020, o crescimento anual foi de 6,03%, quase o dobro da expansão de 3,3% do Varejo Ampliado no ano passado (PMC-IBGE).
O Carrefour é a maior empresa de varejo do País, com um faturamento de R$ 74,749 bilhões, ou 9,4% das vendas das maiores.
As cinco maiores empresas de varejo responderam por 27,24% do faturamento total das empresas listadas no Ranking, somando R$ 216,602 bilhões, mas elas correspondem às quatro primeiras da edição 2020. Considerando as seis primeiras, o índice é de 30,37% das vendas totais das 300 maiores.
As dez maiores empresas de varejo responderam por 40,45% do faturamento total das empresas listadas no Ranking, somando R$ 321,646 bilhões.
No total, 145 empresas listadas no Ranking cresceram acima da média do varejo brasileiro e 44 tiveram desempenho negativo em 2020. As líderes do varejo conseguiram responder de forma positiva e impactante aos desafios trazidos pela pandemia e pelo isolamento social.
O crescimento absoluto de vendas do Carrefour, de R$ 12,5 bilhões, seria suficiente para colocar a empresa como a 11ª maior varejista do País.
A pandemia trouxe uma grande aceleração à digitalização do varejo. De 162 empresas no fim de 2019 para 210 (70% da lista) em 2020, com um grande destaque: os supermercados.
Pela primeira vez, mais de 50% dos supermercadistas entre os 300 maiores possuem um e-commerce. São 76 empresas (quase o dobro da edição anterior), comprovando a intensa aceleração digital do setor em meio à pandemia.
O desenvolvimento de marketplaces teve uma evolução ainda maior em 2020, impulsionando a aceleração das vendas online em todos os setores do varejo brasileiro. Esse é um fator importante na evolução do e-commerce e na transformação digital das empresas varejistas.
O setor com maior número de empresas no Ranking é o de Supermercados, com 145 representantes, dos quais três estão no top 10 do varejo.
O setor de Moda, Calçados e Artigos Esportivos, com 39 empresas, é o segundo com maior presença no Ranking, mas nenhuma está entre as 10 maiores do varejo. Esse foi o setor mais impactado pela pandemia: em 2020, eram 48 empresas entre as 300 maiores.
Dezoito das 300 empresas listadas possuem mais de mil lojas, assim como na edição anterior. Dessas empresas, sete estão entre as 10 maiores em faturamento.
O Grupo Boticário é a empresa com mais lojas no Brasil, seguida por McDonald’s, Cacau Show, Raia Drogasil e Ortobom. A tônica é a forte presença do sistema de franquias como modelo de expansão, proporcionando oportunidades para crescer com capital de investidores-empreendedores.
Das 50 empresas líderes em faturamento por loja, 49 são supermercadistas, lideradas por Andorinha, Higa e Formosa. Empresas com poucos pontos de venda e uma relevância enorme nos micromercados onde atuam.
Das 300 varejistas listadas, 42 são de capital aberto, 10 a mais que na edição anterior do Ranking. Esse grupo de empresas faturou R$ 374,001 bilhões (47,03% do total das 300 maiores). O setor de Moda, Calçados e Artigos Esportivos é o que tem mais empresas de capital aberto (13 empresas).
As 266 empresas listadas no Ranking deste ano e que têm números de lojas comparáveis entre 2019 e 2020 somam 62.732 pontos de venda, um avanço de 1,08%. Mesmo na pior pandemia dos últimos 100 anos, o varejo conseguiu encontrar caminhos para se expandir.
A empresa que mais aumentou sua base de lojas foi a Raia Drogasil, com 189 unidades. A varejista, que havia sido a terceira de maior expansão na edição anterior do Ranking, continua ágil em identificar e aproveitar oportunidades de mercado. Três redes de farmácias estão entre as 10 redes que mais abriram lojas em 2020.
Sete das 10 empresas que mais aumentaram suas vendas atuam no setor de Supermercados, movidas especialmente pela expansão das vendas durante a pandemia.
Os maiores varejistas brasileiros:
Os dez maiores varejistas do País são os seguintes: 2020 | Empresa | Segmento | Venda total 2020 |
1 | Grupo Carrefour Brasil ¹ | Super, Hiper, Atacarejo e Conveniência | R$74.749.300.000,00 |
2 | *Assaí ¹ | Super, Hiper, Atacarejo e Conveniência | R$39.400.000.000,00 |
3 | Magazine Luiza ¹ | Eletromóveis | R$35.786.262.400,00 |
4 | Via Varejo ¹ | Eletromóveis | R$35.603.528.178,67 |
5 | *GPA Alimentar ¹ | Super, Hiper, Atacarejo e Conveniência | R$31.063.000.000,00 |
6 | (Walmart Brasil) Grupo Big ⁴ | Super, Hiper, Atacarejo e Conveniência | R$24.900.000.000,00 |
7 | Lojas Americanas ¹ | Lojas de Departamento, Artigos do Lar e Mercadorias em Geral | R$22.763.990.000,00 |
8 | Raia Drogasil ³ | Drogaria e Perfumaria | R$21.180.000.000,00 |
9 | Natura&Co ¹ | Drogaria e Perfumaria | R$20.500.000.000,00 |
10 | Grupo Boticário ¹ | Drogaria e Perfumaria | R$15.700.000.000,00 |
O estudo está disponível para download no link: https://sbvc.com.br/ranking-das-300-maiores-empresas-do-varejo-brasileiro-2021-sbvc/
Fonte: SBVC
Fonte: SBVC