O Magazine Luiza e o Carrefour anunciam nesta terça-feira o fim do acordo que envolvia a operação da área de eletroeletrônicos das lojas de hipermercado da cadeia francesa, apurou o Valor. O Magazine começou a administrar essa área da varejista na metade de 2019, por meio de projeto piloto em duas unidades, nas unidades do Carrefour Limão e do Shopping Anália Franco. Os produtos vendidos e o valor faturado eram do Magazine Luiza, que pagava aluguel ao Carrefour com base nas vendas, conforme apuração do Valor.
Segundo duas fontes, o Carrefour não “ficou convencido” de que o projeto é rentável. “A ideia era ter resultado maior com a parceria do que se gerisse a área sozinho. Isso não se comprovou”, diz uma fonte. As vendas anuais das áreas de hipermercados das lojas são de R$ 3 bilhões ao ano. Para efeito de comparação, o site do Carrefour, que não estava incluído no acordo, vende R$ 2 bilhões em eletrônicos anualmente.
Apesar de voltarem atrás, o Magazine Luiza deve continuar com o projeto buscando outras parcerias, apurou o Valor. A empresa já tem outro acordo com a Marisa, e opera a área de todas as lojas da rede de vestuário. Com o fim do projeto com o Carrefour, o Magazine deixa de precisar investir nesse acordo, o que pode ser interessante do ponto de vista de caixa da empresa, num momento difícil para o mercado como o atual, diz uma segunda fonte.
O Valor apurou que o comando de Magazine e Carrefour tiveram algumas reuniões nos últimos seis meses sobre o assunto e o Carrefour já sinalizava que poderia interromper o projeto piloto. Houve trocas de equipes na área de eletrônicos do Carrefour durante a fase de implementação, e a nova equipe teria tido resistências ao projeto. Não houve desentendimentos entre as empresas nesse processo. “Foi um fim de projeto sem maiores problemas, quem sabe mais no futuro voltemos a falar”, diz uma fonte.
Fonte: Valor Econômico