Com o objetivo de manter o ritmo de crescimento das vendas e ganhar mercado frente à incursão de novos players, a rede varejista Magazine Luiza pretende focar em dois pilares estratégicos: ampliação da base de usuários do cartão Luizacred e investir em logística para entregas em até 48 horas.
“Pretendemos aumentar ainda mais a nossa base de clientes ativos tanto nas lojas físicas como também no canal online, melhorando os níveis de serviço de entregas expressas nas maiores cidades. Consideramos essa estratégia fundamental para nos blindar contra possíveis ameaças de mercado”, afirmou o CEO da rede Magazine Luiza, Frederico Trajano.
A decisão, inclusive, foi bem vista pelo analista de mercado da Lerosa Corretora, Vitor Suzaki, que destacou o posicionamento da varejista como uma estratégia de ganho de marketshare diante do acirramento do ambiente competitivo – sobretudo com a presença crescente de empresas como Amazon, Via Varejo e B2W. “Acredito que possa ser uma boa estratégia no curto a médio prazo para elevar o marketshare da companhia e manter o crescimento de dois dígitos no volume de vendas”, argumentou Suzaki.
Para garantir esse avanço no marketshare, Trajano cita que uma das medidas para estimular a fidelização está ligada à emissão de cartões de crédito próprios do negócios – denominados como Luizacred. “Tivemos quatro anos de estagnação nesse sentido, de 2010 a 2014. Hoje, para ser realmente uma operação digital, precisamos elevar a base de clientes cadastrados com o Luizacred, identificando o perfil e histórico de compra de cada um. No longo prazo, esses clientes têm se mostram mais rentáveis e fiéis”, afirmou ele.
Ao divulgar ontem (06) os resultados do terceiro trimestre de 2018 por meio de teleconferência, executivos da rede varejista destacaram que o investimento na estratégia de transformação digital do negócio somou R$ 113 milhões – representando um salto de 45,7% em relação ao mesmo período de 2017. Dentro desse montante, R$ 56 milhões foram destinados à tecnologia e sistemas logísticos.
Ainda de acordo com o balanço, no terceiro trimestre, as vendas totais do e-commerce cresceram 55%, para R$ 1,4 bilhão ante igual período do ano passado – culminando em uma participação de 36,2% no comércio bruto do negócio. “Na plataforma online, a penetração do Luizacred era de 4%, agora estamos em 6% e esse número deve caminhar para 8% ainda. O objetivo é melhorar a experiência do cliente nas compras online com o cartão por meio de benefícios, como por exemplo descontos, compras sem juros e frete grátis”, disse o diretor financeiro da companhia, Roberto Bellissimo Rodrigues.
Nesse sentido, para o analista de mercado Suzaki, os aportes em tecnologia fazem parte também de um processo de transformação da empresa – que visa se fortalecer a presença nos grandes centros urbanos com maior agilidade nos serviços de entrega. “Esse é um ponto positivo no posicionamento da companhia, ainda mais com a realização de parcerias com startup de logística, como a Logbee, que atuam nas cidades grandes”, declarou ele.
Em linha com o raciocínio de Suzaki, o CEO da varejista afirmou que a eficiência logística é importante será guiada pela abertura de dois novos centros de distribuição, aumento da participação da Logbee nos processos de entrega e maior frequência de abastecimento das operações da rede. “Estamos adaptando nossas lojas com essa capacidade. Reformamos 48 unidades e vamos reformular mais dez até o final deste ano”, disse Trajano.
Para o executivo, as 913 lojas da rede vão atuar como mini centros de distribuição. “Acreditamos que, uma vez implementada essa visão omnichannel, nosso marketshare deve ser fortalecido também”, complementou ele. Segundo o balanço da varejista, no terceiro trimestre de 2018, as reformas somaram R$ 32 milhões.
Fonte: DCI