Por Henrique Medeiros | O Magalu apresentou nesta quarta-feira, 23, uma parceria com o smarters para incluir um catálogo de produtos para consumidores que acessam o seu canal no WhatsApp. Diferentemente do carrossel de imagens e produtos que os grandes comerciantes usam atualmente no WhatsApp Business, a inclusão dessa série de produtos é mais completa, como explicou Eduardo Galanternick, vice-presidente de novos negócios da varejista.
“Antes, a integração era limitada a 30 produtos, agora é por API. Isso significa que a integração é ilimitada e em tempo real. Ou seja, nós podemos atualizar o tempo todo o catálogo com base no estoque e no preço”, disse o executivo, durante evento organizado pelo mensageiro.
Galanternick disse que a oferta começa com produtos da Época Cosméticos e permite ao consumidor navegar, checar informações, escolher produtos e finalizar a sacola, mas a confirmação de compra é feita dentro do Magalu: “Acreditamos que existe uma nova forma de vender a partir do comércio conversacional. O catálogo abre a possibilidade de trabalharmos com áudio, personalizarmos produtos e negociarmos direto com o consumidor, algo que é bem comum no Brasil”, completou.
Guilherme Horn, head do WhatsApp na América Latina, afirmou que a parceria ainda pode ser considerada um teste (em alpha). Contudo, espera que mais empresas utilizem essa ferramenta de catálogos de forma incisiva no futuro: “Tão logo consigamos aprender com os resultados, nós queremos transformar isso em produto para o mercado, pois isso é uma demanda que existe: a necessidade de integração de catálogos”, afirmou.
Aprendizado
Nesse primeiro momento, o VP do Magalu quer entender o comportamento do consumidor e a taxa de abandono no catálogo, antes de partir para outros produtos do e-commerce. Em paralelo, a companhia quer colocar mais funcionalidades para ajudar a diminuir o abandono do carrinho no mensageiro: “O outro ponto que queremos é explorar a possibilidade de click-to-WhatsApp e entender como gerar conversas para gerar vendas”, completou.
Mais cedo, Conrado Leister, VP da Meta no Brasil, afirmou que mais de 40% dos anunciantes da Meta no Brasil já usam a modalidade de click-to-message, pois é um dos formatos de publicidade da companhia que mais gera resultados às empresas.
Fonte: Mobile Time