O varejista Magazine Luiza passou a fornecer Wi-Fi para seus clientes em 500 lojas espalhadas pelo país. A intenção é que os consumidores possam navegar na web com facilidade enquanto compram e também completem suas compras através dos canais digitais da empresa. Com a tecnologia, a varejista ainda espera captar dados do cliente e realizar ações de marketing direcionadas.
Para tanto, a empresa trocou as antigas soluções da Cisco por um projeto da Aruba, uma empresa do grupo Hewlett Packard Enterprise (HPE). Com a aquisição de access points (APs) e da Aruba AirWave, o Magazine Luiza montou uma arquitetura de rede mais eficiente e econômica, já que controladora é virtual.
“Além de modernizar nossas lojas, atualizamos nossa sede principal, aumentando a velocidade da rede e tornando-a totalmente sem fio. Melhoramos as comunicações através de uma solução com tempo de resposta mais rápida, compartilhamento e colaboração”, diz Saulo Sily, coordenador de Conectividade da gigante rede do varejo Magazine Luiza. “Os benefícios de TI incluíram gerenciamento mais fácil e mais colaborativo.”
Para garantir que a rede do Magazine Luiza permanecesse eficiente e simplificasse a solução de problemas, a AirWave cumpre o papel de otimizar seu desempenho. Esta solução fornece visibilidade granular em tempo real em cada ponto de acesso por meio de uma interface semelhante a um mapa, fornecendo à empresa informações de conexão passadas e atuais. Além disso, ela reconhece a interferência do sinal de RF e move dispositivos conectados para um canal menos congestionado automaticamente.
A segurança é garantida através do ClearPass, um gerenciador das políticas de acesso que integra e administra o acesso de dispositivos móveis à rede, segredando esse tráfego de operações comerciais sensíveis. “Ter essa solução para controlar nossas redes tem garantido a segurança e nos permitiu reduzir custos de TI graças à sua facilidade de administração”, diz Sily.
Comodidade aos clientes, mais informação à equipe de vendas
O uso do Wi-Fi também fornece dados dos clientes para o Magazine Luiza, permitindo que coletar informações sobre preferências de clientes e estatísticas de uso. “Nós podemos então usar essa informação para nos ajudar a desenvolver campanhas publicitárias e anúncios direcionados e eficazes”, diz o coordenador.
A equipe de vendas também conta com um apoio a mais para apresentar benefícios de produtos conectados, como smart TVs, smartphones e notebooks. Além disso, a expectativa é que o varejista habilite o BYOD, expressão em inglês para o uso de dispositivos próprios de funcionários para uso no trabalho.
“Graças à Aruba, nossos clientes agora possuem Wi-Fi gratuito na loja e podemos coletar suas informações cruciais”, diz Saulo. “Além disso, nossas comunicações melhoraram e nossos requisitos de gerenciamento diminuíram”, encerra.
Fonte: IPNews